Assinado contrato para inspeção às redes de águas residuais e pluviais

Tem como objetivo evitar o envio para ETAR de água proveniente das chuvas, que não necessita de tratamento e que deve seguir para os cursos de água naturais.

Vão decorrer trabalhos de inspeção nas redes pluviais e de saneamento do concelho de S. João da Madeira, para detetar infiltrações de água da chuva no sistema de águas residuais. O objetivo é permitir a elaboração de um plano de reparações que permita resolver essas situações, melhorando a eficiência dessas infraestruturas.

Dessa forma, será possível evitar o envio para ETAR de água proveniente das chuvas, que não necessita de tratamento e que deve seguir para os cursos de água naturais. Daí resultam, portanto, vantagens para a cidade, ao nível da sustentabilidade económica e ambiental.

Estes trabalhos de inspeção das redes são promovidos pela empresa municipal Águas de S. João, que adjudicou a empreitada à NovEGT, que tem realizado várias intervenções deste género em diferentes pontos do país, incluindo o levantamento topográfico e cadastral da rede pública de saneamento da cidade de Lisboa.

O contrato relativo a esta empreitada foi assinado no início desta semana pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, numa sessão que decorreu no Salão Nobre do Fórum Municipal. O autarca sublinhou que este será um trabalho “inédito na história da nossa empresa municipal Águas de S. João”, que irá permitir a resolução de “um problema antigo e crónico”.

A inspeção, que se iniciará em breve no terreno, abrangerá quase 3.500 caixas de visita das redes de drenagem de águas pluviais e cerca de 5.800 da rede de águas residuais, que serão alvo de inspeção vídeo e de testes de fumos. Daí resultará um diagnóstico da rede que possibilitará a realização de um plano para solucionar as anomalias, como referiu Daniel Matias, diretor-geral das “Águas de S. João”.

Esta empreitada insere-se numa estratégia global de modernização da empresa municipal, processo iniciado em 2018 e que se tem traduzido na concretização de medidas como a introdução da fatura electrónica, a instalação de um sistema de gestão operacional moderno e o investimento na eficiência hídrica, atualmente em curso.
19 de fevereiro de 2022

ambiente