Primeiras visitas guiadas ao Parque do Rio Ul

Esta é uma das novidades resultantes da implementação do projeto de conservação e dinamização deste espaço verde de S. João da Madeira.

No último fim-de-semana de julho, realizaram-se as primeiras visitas guiadas ao Parque Urbano do Rio Ul, no âmbito do projeto de Conservação e Dinamização deste espaço verde que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com cofinanciamento no âmbito do programa Norte 2020.

No sábado, o tema foi a paisagem e história dessa zona do vale do Rio Ul, com a guia Marta Seabra, que conduziu os participantes por diferentes zonas do parque, num percurso que teve início junto da antiga estação elevatória das águas, onde hoje funciona a Casa da Natureza, edifício de apoio à realização de atividades ambientais.

Ao longo da visita, foram abordadas várias questões e reveladas informações interessantes sobre, por exemplo, da ligação desta zona à indústria da Chapelaria, da utilidade das charcas e qual o papel dos silvados para a biodiversidade do parque.

Globalmente, nos perto de 20 hectares do Parque do Rio Ul, projetado pelo conceituado arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal, há mais de 2000 árvores, de 46 espécies, em quase 60 espécies de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves.

Estas últimas estiveram no centro das atenções na visita da manhã de domingo, 29 de julho, que contou com a guia Sofia Fonseca, que orientou o olhar – e os binóculos – dos participantes na descoberta, observação e identificação de muitos seres voadores que povoam este parque grande parque de S. João da Madeira.

Os interessados em saber mais sobre o Parque do Rio Ul e sobre as atividades gratuitas que aí vão sendo realizadas podem aceder a www.facebook.pt/parquedorioul.

ambiente