Visitas guiadas ao Parque do Rio Ul mostraram mudanças de outono

Nos dias 27 e 28 de outubro, as atenções estiveram voltadas para as transformações nas árvores e na fauna deste espaço verde.

O outono é uma época de muitas mudanças para todas as árvores, facto que constituiu o ponto de partida para a primeira visita guiada de outubro no Parque Urbano do Rio Ul, em S. João da Madeira.

Com o guia José Pedro Silva, os participantes nesta atividade promovida pela Câmara Municipal tiveram a oportunidade de perceber como as diferentes espécies de árvores estão a adaptar-se para passar o inverno.

No dia seguinte, 28 de outubro, houve nova visita, durante a qual o guia Hugo Oliveira abordou o tema “os habitantes de inverno que chegam ao parque”. São “aves como a garça-real e o papa-moscas”, que escolhem destinos “onde tenham abrigo e alimento” na estação mais fria.

Desfolhada

Antes destas visitas guiadas, a 26 de outubro, decorreu no Parque do Rio Ul uma desfolhada à moda antiga, promovida pelo departamento de educação pré-escolar do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, em articuylação com o setor do Ambiente da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

No âmbito do Programa Sénior Ativo, promovido pelo Município em parceria com a Junta de Freguesia de S. João da Madeira, foi proporcionado transporte para esta desfolhada a seniores sanjoanenses a partir das zonas da Mourisca e do Orreiro.

31 de outubro de 2018

ambiente