Câmara Municipal requalifica Ecopontos Escolares

A intervenção nos ecopontos vai chegar a todos os estabelecimentos de ensino do município.

A iniciativa 100% Resíduos está a proceder à renovação da imagem dos Ecopontos Escolares, em S. João da Madeira. O objetivo é torná-los mais apelativos e incentivarem alunos e pais à separação de diversos tipos de resíduos.
Os ecopontos escolares têm um papel importante no município, pelo facto de terem fileiras mais diversificadas do que os ecopontos das ruas da cidade.
Nestes espaços, os encarregados de educação podem, juntamente com os filhos, proceder à separação dos seguintes resíduos: óleos alimentares usados, escovas de dentes, rolhas de cortiça, pilhas, tampinhas e, os mais comuns, embalagens de plástico e metal, papel/cartão e vidro.
100% Resíduos faz parte do Projeto Educativo Municipal e vai intervir em todas as escolas de S. João da Madeira. A Câmara Municipal já  anunciou que 2019 é um ano de grandes inovações no que diz respeito à gestão de resíduos.
Várias medidas serão implementadas, entre as quais, a atribuição de 1600 ecopontos domésticos a famílias sanjoanenses e a implementação de um programa piloto com sistema poluidor-pagador, que permitirá aos cidadãos que produzem menos lixo pagarem, também, menos na tarifa de resíduos sólidos urbanos.

ambiente