Medidas ambientais implementadas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira marcam a edição de 2019 do Andebolmania

A autarquia promoveu a introdução, pela primeira vez, de bebedouros e copos reutilizáveis, evitando o consumo de mais de 10.000 utensílios de plástico.

O Torneio Internacional Andebolmania, que termina nesta tarde de sábado, no Pavilhão das Travessas, está  a decorrer com preocupações de caráter ambiental, colocando-se a par de outros eco-eventos organizados pelo Município de S. João da Madeira.

No Pavilhão das Travessas foram colocadas quatro torres de abastecimento de água, medida complementada com a disponibilização de dispensadores de água de 15 litros nos outros recintos desportivos da cidade onde também se realizaram jogos do Andebolmania. Utilizaram-se ainda eco-copos recicláveis com a imagem do evento, para consumo de café e de bebidas em geral.

Estas e outras medidas evitaram o consumo de grandes quantidades de plástico não reutilizável, nomeadamente: 1200 garrafas de 1,5 litros, cerca de 3000 palhinhas, aproximadamente 2000 copos de café e 5000 copos para outras bebidas.

Dessa forma, e tal como já aconteceu na mais recente edição do Carnaval das Escolas, também o Andebolmania - evento apoiado pela Câmara Municipal - contribui para uma grande mudança de paradigma no que diz respeito à redução do consumo de plástico e da produção de resíduos em geral, indo ao encontro dos objetivos que autarquia assumiu, nesse âmbito, no início deste ano, com financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Este torneio internacional de andebol termina este sábado, no Pavilhão das Travessas, em clima de grande festa, no encerramento de quatro dias de intensa atividade desportiva e muito convívio, envolvendo mais de 2000 jovens atletas, de quase 150 equipas.

ambiente