ERSUC certifica ’’A Cidade no Jardim’’ como EcoEvento

Reciclagem e combate à utilização de plástico são marcas ambientais do evento, que decorre desta quinta-feira até 10 de junho.

Organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, “A Cidade no Jardim” conta este ano, pela segunda vez, com a classificação de EcoEvento, atribuída pela ERSUC, entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro.

Esta distinção é um reconhecimento da atenção dada às questões ambientais na preparação e no decorrer deste evento, constituindo também uma responsabilidade acrescida e um incentivo adicional para que, com a colaboração de todos, seja possível melhorar ainda mais.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de S. João da Madeira agradece o esforço das associações, escolas e instituições em geral que participam n’ “A Cidade no Jardim”, contribuindo para que o evento se distinga em termos ambientais, para além de ser um grande momento de encontro e convívio dos Sanjoanenses e de muitos visitantes.

Nesta edição de 2019, “A Cidade no Jardim” dá um novo passo em frente no âmbito da defesa do ambiente, com a introdução de medidas de combate à utilização de plástico descartável, disponibilizando copos reutilizáveis, estimando-se que, dessa forma, se evite o consumo de cerca de 60 mil copos plásticos ao longo do evento, que decorre de 6 a 10 de junho, no Jardim Municipal de S. João da Madeira (entre o edifício da Câmara e o lugar da Ponte.

O que é um ecoevento Ersuc?

O Ecoevento é uma classificação atribuída pela ERSUC a certames que se destaquem pelo compromisso de redução do impacte ambiental, promovendo a gestão adequada de resíduos.

Assim, as entidades organizadoras dos Ecoeventos assumem a responsabilidade de criar e implementar no local, um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes.

Faz parte deste compromisso a implementação do programa e garantir que estes resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.

ambiente