Campanha de reciclagem “Isto também foi pago” nas escolas

Iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal em parceria com a empresa responsável pela limpeza urbana no concelho.

O Município de S. João da Madeira, em parceria com a SUMA, concessionária do serviço de limpeza urbana da cidade, realizou um conjunto de ações de sensibilização ambiental junto de crianças das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância.

O objetivo é que os mais novos levem a mensagem para casa, transmitindo às suas famílias que é fundamental reduzir a produção de resíduos, “fazendo poupanças domésticas, através da utilização de eco-códigos de consumo, e encaminhando os resíduos com valor (embalagens pagas no ato da compra) para reciclagem”.

Com o título “Isto também foi pago”, esta campanha dá o principal enfoque ao valor atribuível aos resíduos enquanto matérias-primas que dão origem a produtos mais baratos, apelando à transformação do conceito “lixo” para “recurso com valor”.

A realização desta ação tem por objetivo o aumento da participação das populações na separação dos resíduos para posterior reciclagem, já que a maior ou menor quantidade de resíduos seletivos tem implicações financeiras de poupança na gestão autárquica e doméstica.

A campanha teve início no dia 27 de maio, e prolongou-se até à última segunda-feira, 3 de junho, abrangendo cerca de 1000 alunos.

ambiente