Câmara já está a distribuir garrafas reutilizáveis nas escolas

Autarquia de S. João da Madeira vai distribuir cerca de 7 mil garrafas amigas do ambiente por todos os alunos das escolas públicas e privadas do concelho.

É uma medida que se insere no âmbito da política de combate ao consumo de plástico de utilização única e, também, de promoção do consumo da água da rede pública, através da instalação de dispensadores em cada escola de  S. João da Madeira. Com o arranque do ano letivo 2019/2020, a autarquia dá início a este projeto de cariz ambiental que, tal como explica o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, cumpre dois objetivos: o de evitar o uso de garrafas de plástico de utilização única, um dos grande problemas ambientais da atualidade, e ao mesmo tempo estimular o consumo de água, afastando a ideia do consumo, por parte dos nossos alunos, de refrigerantes e bebidas alternativas que são nocivas para a saúde.

Durante a tarde desta segunda-feira, Jorge Vultos Sequeira, acompanhado pelo vice-presidente, José Nuno Vieira, responsável pelo setor do Ambiente na autarquia, e pela vereadora da Educação, Irene Guimarães, participou simbolicamente na distribuição das primeiras garrafas reutilizáveis junto dos alunos. Duas turmas do Jardim de Infância de Carquejido, duas turmas da Escola de Ensino Básico de Fundo de Vila e uma turma da Escola Secundária Oliveira Júnior receberam este utensílio amigo do ambiente das mãos dos autarcas.

Com esta medida, pretende-se reduzir o uso regular de garrafas e copos de plástico descartáveis nas escolas do município, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica dos estabelecimentos de ensino de S. João da Madeira, à semelhança do que tem vindo a ser praticado nos eventos organizados pela autarquia.

A entrega das garrafas reutilizáveis foi complementada com a instalação de mais de duas dezenas de dispensadores de água, de utilização gratuita, ligados à rede pública de distribuição de água. Os dispensadores foram previamente instalados em todas as escolas públicas, bem como, em diversos edifícios municipais, nomeadamente, equipamentos desportivos, Torre da Oliva, Fórum Municipal, entre outros.

Elegemos o mês de setembro «mês do ambiente» e este projeto está em linha com outras políticas que tomámos na área do ambiente, designadamente, a medida em que transitamos os eventos em que participa o município para o estatuto de eco-eventos, o que já aconteceu no Carnaval da Escolas, nas Marchas, no Andebolmania, na Cidade no Jardim. Demos um contributo na diminuição da pegada ecológica, reduzindo em dezenas de milhares a utilização de utensílios de plásticos de utilização única, em S. João da Madeira. A utilização de papel reciclado na Câmara Municipal é outra medida ambiental que adotámos. Acreditamos que este é o caminho correto que a nossa cidade deve trilhar e vamos continuar”, explicou o Presidente Jorge Vultos Sequeira.

ambiente