Câmara de S. João da Madeira lança concurso para criação de hotel no Palacete dos Condes

Concessão constitui oportunidade para revitalizar um edifício municipal desocupado há cerca de 30 anos.

Está aberto o concurso para a criação de um hotel no emblemático Palacete dos Condes, em S. João da Madeira, na sequência da Câmara Municipal de aderir ao Programa Revive, do Ministério da Economia. A concessão, agora lançada pela autarquia, teve antes a aprovação das respetivas condições pela Assembleia Municipal.

Este imóvel municipal, com 5.237 metros quadrados de área bruta total de construção - onde se estima que possam ser instalados cerca de 70 quartos -, será concessionado durante 50 anos para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas ou superior.

O caderno de encargos do concurso fixa como valor mínimo de renda anual 18.264 euros. Toda a documentação relativa a este procedimento pode ser consultada na página da internet do Município de S. João da Madeira, em https://www.cm-sjm.pt/pt/informacoes-editais-e-avisos. As propostas podem ser apresentadas até 9 de março de 2020.

O Palacete dos Condes foi construído na viragem do século XIX para o século XX, constituindo um exemplar arquitetónico do "estilo abrasileirado" ou "arquitetura dos brasileiros".  Foi edificado como símbolo da afirmação e do prestígio pessoal e riqueza do seu proprietário, António Dias Garcia, natural de S. João da Madeira, que fez fortuna no Brasil. Após o seu falecimento, nos anos 40 do século passado, o palacete funcionou como Instituto de Línguas, Centro de Formação da Indústria do Calçado, Liceu e Tribunal.

Desocupado há três décadas

O Palacete dos Condes encontra-se desocupado há cerca de 30 anos, desde que foi atingido por um incêndio, pelo que a sua integração no Programa Revive, por iniciativa da Câmara de S. João da Madeira, constitui uma oportunidade de revitalização do edifício.

Trata-se de um dos 16 imóveis abrangidos pela segunda fase do Programa Revive, que acrescem aos 33 imóveis da primeira fase deste programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais.

Segundo informa o Governo, é o 20.º imóvel a ter concurso aberto para a concessão da sua exploração, tendo sido “já adjudicadas 11 destas concessões, representando mais de 2 milhões de euros em rendas anuais e mais de 100 milhões de euros em investimento privado na recuperação de património público”.

S. João da Madeira, 10 de dezembro de 2019

economia