Empresa da Sanjotec recebe certificação e financiamento da Agência Espacial Europeia

Presidente e vice-presidente da autarquia reuniram com responsáveis da Staruplo para explorar plataformas de cooperação no âmbito do desenvolvimento de ferramentas para “Smart Cities”.

A Staruplo, uma empresa incubada na Sanjotec desde Março de 2020, acaba de obter certificação e financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA) pela criação de uma plataforma digital que permite obter e cruzar informação a partir de satélites da ESA, que auxilia na implementação de políticas e estratégias de desenvolvimento sustentável.

O Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, acompanhado do Vice-presidente, José Nuno Vieira, estiveram em reunião com os três jovens fundadores da Staruplo, Jonathan Torres, Carlos Travassos e Vítor Hugo Ribeiro, de onde saíram possibilidades de cooperação entre o Município e a empresa.

A plataforma de inteligência geospacial que está a ser desenvolvida pela Staruplo permite avaliar e cruzar parâmetros ambientais relacionados com a qualidade do ar, do solo, da vegetação e de edificações urbanas, recolhendo informações e características geográficas pormenorizadas do território, tornando-se uma mais valia para a tomada de decisões questões relacionadas com a “neutralidade carbónica, produção de energias renováveis ou gestão urbanística”.

Jorge Vultos Sequeira referiu que esta notícia “além de consolidar a afirmação da Sanjotec [Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira] enquanto ecossistema empresarial de vanguarda, serve também de exemplo positivo para todos os jovens empreendedores que tenham ideias tecnologicamente inovadoras associarem a Sanjotec à oportunidade de as desenvolver e as lançar no mercado”.

Este projeto tem garantido um financiamento de 50 mil euros da ESA e apoio técnico durante os próximos 2 anos, através de um programa que visa apoiar start-ups que usem tecnologias e dados da indústria espacial com elevado potencial. A plataforma utiliza dados do satélite “Copernicus” e aplica técnicas de última geração no seu processamento. Para Jonathan Torres, da Staruplo, “o desenvolvimento deste tipo de projetos é muito exigente, no entanto estamos confiantes que vamos alcançar bons resultados, esta plataforma será uma ferramenta indispensável para quem pretende obter desenvolvimento sustentável atualmente e no futuro.”

economia

 

Mais imagens