O melhor da tecnologia espacial na Sanjotec

’’Space on Earth’ contou com vários oradores ligados a entidades de referência nesta área.

S. João da Madeira recebeu alguns dos principais especialistas portugueses em tecnologia espacial, que participaram no seminário “Space on Earth”, promovido pela Câmara Municipal, Sanjotec e empresa Staruplo.

O evento decorreu no dia 20 de maio na Sanjotec, em formato presencial, com um programa de atividades diversificado, que incluiu a partilha de conhecimento e o contacto entre entidades e empresas ligadas ao setor do espaço.

A iniciativa foi classificada pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, como “muito importante para S. João da Madeira”, dando sequência à adesão da Sanjotec à rede de incubadoras da Agência Espacial Europeia, concretizada em 2020.

“O nosso parque de ciência e tecnologia está, assim, integrado numa estrutura europeia que se encontra na linha da frente da mais avançada tecnologia”, destaca o autarca sanjoanense, que foi um dos intervenientes no “Space on Earth”, cujo programa contou com vários oradores ligados a entidades de referência nesta área.

Entre esses intervenientes estiveram o Major Jorge Santos, do Estado Maior das Forças Armadas, David Carvalho, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, Vítor Pereira, da Zoom Global Smart Cities, e Vasco Granadeiro, da Cluster AED.

O objetivo foi dar a conhecer e impulsionar a discussão de temas como o potencial da Inteligência Geoespacial, a Estratégia Nacional para o Espaço - Portugal Espaço 2030, a Deteção Remota e Observação da Terra, assim como perceber de que forma se pode tirar partido do potencial destas tecnologias em negócios não-espaço. 

A integração da Sanjotec, no ano passado, na Rede de Incubadoras do Centro de Negócios da Agência Espacial Europeia em Portugal constituiu uma oportunidade de reforçar a sua posição e incentivar à exploração do setor do espaço e ao surgimento de projetos empreendedores em áreas emergentes, como é o caso da Staruplo, startup copromotora deste evento.

economia