Lançado em S. João da Madeira novo DUA

Medida do Simplex apresentada pelo Governo na Loja do Cidadão do município sanjoanense.

A Loja do Cidadão de S. João da Madeira recebeu, nesta quarta-feira (31 de julho), a sessão de lançamento do novo Documento Único Automóvel (DUA), com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, e da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

Esta é uma medida do Simplex, um programa governamental que o Presidente da Câmara de S. João da Madeira enalteceu na sua intervenção, lembrando que, com esse processo, “a vida dos portugueses e das empresas simplificou-se, a economia melhorou o seu desempenho, a vida dos cidadãos tornou-se mais fácil”.

De acordo com os governantes presentes, o novo DUA passa a ter um formato semelhante ao de um Cartão de Cidadão, mais fácil de manusear e de guardar na carteira. O “DUA na Carteira” é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça + Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento.

Novo balcão virtual do município

Jorge Vultos Sequeira, que abriu a sessão, referiu-se igualmente aos passos que, ao longo do atual mandato, o Município de S. João da Madeira tem dado “para simplificar a vida dos cidadãos”.

A abertura do Espaço Empresa, na Oliva Creative Factory, com a colaboração do Governo, foi um dos exemplos apontados, assim como a criação da “app” municipal, que “permite que os cidadãos interajam com a câmara para diversos fins”.

O autarca revelou ainda que, em setembro, será dado “um passo de gigante” em matéria de simplificação administrativa em S. João da Madeira, com o lançamento de um balcão virtual de atendimento, que “vai replicar online praticamente todas as tarefas ou atos que hoje os cidadãos realizam presencialmente Atendimento da Câmara”.

economia