Sanjotec - Parque de Ciência e Tecnologia já conta com 60 empresas criadoras de 400 postos de trabalho

Espaço destinado ao empreendedorismo e à aceleração de projetos de base tecnológica e criativa de S. João da Madeira.

Este parque de ciência e tecnologia é uma iniciativa estratégica do Município de S. João da Madeira que visa apoiar técnica e cientificamente a comunidade empresarial local e regional desempenhando um papel de agente facilitador e dinamizador na aproximação entre o tecido empresarial e a comunidade científica.

Focada no apoio ao empreendedorismo e à aceleração de projetos de base tecnológica e criativa, a Sanjotec posiciona-se numa forte região industrial, onde tem vindo a criar um ecossistema empresarial ligado à Indústria 4.0 e ao desenvolvimento de novos produtos.

Conta com um universo de cerca de 60 projetos empresariais, na sua maioria com uma forte componente exportadora, criadoras de mais de 400 postos de trabalho. Disponibiliza à cidade e região envolvente os recursos necessários ao desenvolvimento de projectos empresariais de base tecnológica, em particular os relativos a Robótica, Automação Industrial, Biotecnologia, Química, Design e Tecnologias da Informação.

Localizado junto ao Centro Tecnológico do Calçado, na ligação entre as zonas industriais da Devesa Velha e do Orreiro, a estrutura do Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira tem como base um núcleo central, constituído pelo edifício-sede e pelo Centro de Incubação. Ao lado está em construção um Núcleo de Investigação e Desenvolvimento (I&D) Empresarial.

A Sanjotec pretende concretizar as seguintes finalidades: avaliar projectos inovadores de elevado potencial; estimular uma cultura de aproximação entre a empresa e a comunidade científica; proporcionar formação especializada e acompanhamento à gestão; disponibilizar aconselhamento estratégico e apoio à implementação de projectos; apoiar os esforços de internacionalização e de cooperação empresarial; estabelecer e promover redes de conhecimento, e realizar estudos prospectivos que, antecipando a realidade, favoreçam tomadas de decisão mais eficazes.

O Centro Empresarial e Tecnológico foi inaugurado a 11 de Outubro de 2008, aquando da comemoração do 82º aniversário do município, numa cerimónia presidida pelo Senhor Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva. Na Sanjotec, a autarquia sanjoanense tem como parceiros a Universidade de Aveiro, o Centro Tecnológico do Calçado (CTC), a Associação de Parques de Ciência e Tecnologia do Porto, o Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (CEDINTEC), o Clube de Empresários de S. João da Madeira e a Faurécia – Assentos para Automóveis, S.A (a maior empresa da cidade).

 
Contactos:
 
SANJOTEC – Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira
Rua de Fundões, n.º 151,
3700-121 S. João da Madeira.
Tel.: 256 001 900
Fax.: 256 001 903

economia

 

ver mais +