Palacete do Rei da Farinha será reabilitado para instalação de Centro de Memória da Indústria

Este novo espaço fará parte de circuitos de visitas do programa do Turismo Industrial de S. João da Madeira.

O Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, lançou um concurso público com vista à reabilitação do Palacete do Rei da Farinha. O objetivo será escolher o melhor projeto de arquitetura para a instalação, neste imóvel, do Centro de Memória da Indústria da Cidade de S. João da Madeira.

O aviso do concurso foi publicado, esta segunda-feira, em Diário da República, e os candidatos têm um prazo de 60 dias para apresentar uma proposta de arquitetura para o palacete.

Este espaço será convertido num novo ponto de visita do programa do Turismo Industrial de S. João da Madeira, com um centro de exposição e pesquisa da história local e nacional da indústria, cruzando-a com a história do desenvolvimento do concelho, do país e do mundo, acolhendo acervos, documentos e investigadores e disponibilizando toda a informação ao público, no quadro de uma experiência turística e formativa. Também pretende ser um centro onde se perspetivará o futuro da indústria.

A integração do Palacete do Rei da Farinha na oferta no circuito turístico do concelho consolida e promove a oferta já existente, que envolve visitas a empresas vivas em funcionamento, ao Museu do Calçado, ao Museu da Chapelaria, ao Centro de Arte Oliva, ao Centro de Interpretação da Oliva e a outras entidades parcerias do Turismo Industrial.

O próprio edifício, enquanto exemplar arquitetónico do estilo Brasileiro, inserindo-se num conjunto de edifícios do mesmo estilo que existem em S. João da Madeira, constituirá motivo de atração. Esta intervenção vem juntar-se à estratégia da Câmara Municipal em reabilitar o património histórico da cidade, tal como aconteceu com o Palacete dos Condes, que foi integrado no programa governamental Revive e será convertido numa unidade hoteleira.

Durante o dia de hoje, no âmbito da promoção turística da cidade, realizou-se uma visita para mostra do edifício.

S. João da Madeira, 9 de março de 2021

turismo