Turismo Industrial: 10 anos de atividade e mais de 280 mil visitantes

’’S. João da Madeira soube transformar a sua indústria num produto cultural e turístico”, considera o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira.

O Município de S. João da Madeira está a assinalar o 10.º Aniversário do Turismo Industrial, tendo realizado uma sessão comemorativa nesta segunda-feira, na Casa da Criatividade, onde se realizou um balanço deste programa inovador e se apresentaram novos projetos neste âmbito.

"S. João da Madeira soube transformar a sua indústria num produto cultural e turístico”, considera o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, que abriu a cerimónia, abordando a importância do programa de Turismo Industrial do município sanjoanense, que considera que “valoriza o trabalho, a produção e os operários”.

Refletindo essa importância, o Turismo Industrial em S. João da Madeira contabiliza, ao longo dos seus 10 anos de existência, mais de 280 mil visitantes. Estes tiveram, assim, a oportunidade de conhecer melhor as empresas, museus e outras entidades que são parceiras do município nesta iniciativa, às quais Jorge Vultos Sequeira endereça palavras de grande reconhecimento e agradecimento.

Um dos passos que se segue no desenvolvimento deste programa é a criação do Centro de Memórias da Indústria, no edifício do Palacete do Rei da Farinha, um equipamento de vocação nacional que, nas palavras do Presidente da Câmara, “será a porta de entrada do Turismo Industrial e um centro de pesquisa e estudo sobre a história e o futuro da indústria”.

A proposta vencedora do concurso de ideias e a identidade visual desse futuro espaço de preservação e investigação do património industrial de S. João da Madeira foram abordadas na sessão desta segunda-feira, pelos respetivos autores: o arquiteto Nuno Lacerda e o designer Paulo Marcelo.

Nesta cerimónia, intervieram também Marco Sousa, Diretor Operacional do Turismo Porto e Norte, e António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
Mais informação sobre o programa de Turismo Industrial de S. João da Madeira em: https://turismoindustrial.cm-sjm.pt/

turismo