Gastronomia e criatividade reforçam oferta do Turismo Industrial de S. João da Madeira

Novas parcerias foram apresentadas neste sábado, 10 de outubro, no âmbito do programa do 89.º Aniversário da Emancipação Concelhia.

A Oliva Creative Factory (OCF) passa a integrar a oferta do Turismo Industrial da cidade de S. João da Madeira, reforçando ainda mais a diversidade e atratividade dos Circuitos Pelo Património Industrial sanjoanense.

Esta iniciativa da Câmara Municipal foi apresentada neste sábado, nas instalações da OCF, num momento inserido nas comemorações do 89.º aniversário da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira.

Esta sessão incluiu uma performance da Escola de Dança Ana Luísa Mendonça, instalada na OCF, que fez a introdução para a apresentação do projeto “Mobiliário Entrelaçado”, desenvolvido pela Catraia, empresa desta incubadora criativa sanjoanense, em parceria com a Heliotextil, fábrica de S. João da Madeira que integra o Turismo Industrial desde o seu início.

Gastroformas da Indústria Sanjoanense

Também foi apresentado nesta sessão o projeto gastronómico “Gastroformas da Indústria Sanjoanense”, promovido pelo Turismo Industrial e desenvolvido por “Bolos Ilustrados da Andreia”, em parceria com comércio local. Este momento contou com a participação da autora, a sanjoanense Andreia Correia Costa, que fez uma breve demonstração da "modelação" ao vivo e mostrará todas as formas já concebidas.

Já foram iniciadas ações no sentido de alargar o projeto para à restauração e pastelaria local, de forma a contribuir para dar início a uma tradição gastronómica em S. João da Madeira relacionada com as formas da nossa indústria, assim como com alguns sabores tradicionais como a cenoura e o coelho, alusivos à indústria chapeleira.

O Turismo Industrial conta já com mais de 75.000 visitantes em três anos de atividade, deixando definitivamente um cunho muito particular no panorama turístico da cidade e mesmo do país.

turismo