Celebração das Jornadas Europeias do Património passou por S. João da Madeira

Museu da Chapelaria e Turismo Industrial aderiram a esta iniciativa internacional, que este ano teve como tema o “Património Industrial e Técnico”.

O Museu da Chapelaria e o Turismo Industrial de S. João da Madeira promoveram, durante o último fim de semana, diversas atividades no âmbito das Jornadas Europeias do Património, um evento internacional que decorreu em diferentes países, sob a égide da União Europeia, visando a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património.
 
Do programa sanjoanense fizeram parte visitas temáticas, oficinas, exposições, concertos e roteiros turísticos, que contaram com meio milhar de participantes, entre os quais 130 aderiram à “Diversão Sobre Rodas”, um passeio de bicicleta solidário, que permitiu recolher mais de uma centena de bens alimentares para apoiar o Centro Comunitário Ecos Urbanos.
 
Esta atividade, que assinalou também o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) contribuiu para a desmistificação do uso da bicicleta na cidade e para o enriquecimento ambiental, turístico e cultural dos participantes, relativamente ao passado, presente e futuro sustentável do concelho. Na sexta-feira, o destaque fora para o espetáculo CoSemVerso, com versos de Fábio Silva, jovem poeta Sanjoanense.
 
No Museu da Chapelaria, o programa incluiu a inauguração da exposição “Eu no Museu”, constituída por diversas fotografias tiradas pelos visitantes ao longo dos últimos anos. Ao todo foram reunidas mais de 50 imagens que mostram este equipamento cultural sanjoanense pelos olhos de quem o visita.
 
Outra das atividades em destaque foi um workshop de restauro de chapéus, cuja monitora foi Deolinda Silva, ex-operária da Empresa Industrial de Chapelaria e atual guia do serviço educativo do Museu que ao longo de mais de 30 anos trabalhou na secção de acabamento de chapéus.

turismo