Município de S. João da Madeira adere às Jornadas Europeias do Património

Museu da Chapelaria e Turismo Industrial promovem programas de 25 a 27 de setembro.

Visitas temáticas, oficinas, exposições, concertos e roteiros turísticos marcam a programação das Jornadas Europeias do Património na cidade de S. João da Madeira, onde o Museu da Chapelaria e o projeto de Turismo Industrial prepararam atividades especiais centradas no tema deste ano: “Património Industrial e Técnico”.
 
Este é um evento internacional que decorre em diferentes países, sob a égide da União Europeia, visando a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Em Portugal, a entidade responsável pela coordenação do evento, que decorre de 25 e 27 de Setembro, é a Direção?Geral do Património Cultural.
 
Uma cidade de chapéus
 
Nesses três dias, o Museu da Chapelaria promove, mediante marcação prévia, visitas temáticas guiadas, com o título “Uma cidade de chapéus”. Tudo começa com uma abordagem à história local, por intermédio da qual é feita a contextualização da importância social, económica e cultural da indústria chapeleira e da Empresa Industrial de Chapelaria em Portugal. Depois, os visitantes são confrontados com a evolução técnica e tecnológica desta indústria, desde a sua fase mais artesanal até aos dias de hoje.
 
No dia 25 (sexta-feira), realiza-se também a oficina “A indústria de S. João da Madeira”, destinada às escolas, durante a qual os alunos têm a oportunidade de expressar as suas impressões sobre o que é a indústria sanjoanense. O resultado final ficará em exposição no Museu até ao final de outubro.
 
No dia 26 (sábado), com início às 14h00, há um Workshop de restauro de chapéus, com Deolinda Silva, ex-operária da Empresa Industrial de Chapelaria e atual guia do serviço educativo do Museu da Chapelaria que ao longo de mais de 30 anos trabalhou na secção de acabamento de chapéus. Mais informações sobre a inscrição e participação nesta iniciativa podem ser obtidas pelo telefone 256 201 680 ou pelo email museuchapelaria@cm-sjm.pt.
 
Para as 17h00 desse mesmo dia está agendada a inauguração da mostra “Eu no Museu”, que inclui a cerimónia de entrega de prémios dos trabalhos apresentados no âmbito desse concurso de fotografias que decorreu ao longo do mês de agosto.
  
Passeio(s) pelo património industrial
 
Também o projeto municipal de Turismo Industrial de S. João da Madeira promove atividades inseridas nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Assim, já nesta sexta-feira, às 15h00, há uma visita à Oliva Creative Factory.
 
À noite, pelas 21h30, realiza-se o espetáculo CoSemVerso, em que os versos de Fábio Silva, jovem poeta Sanjoanense, cosem os silêncios do quotidiano de um grupo de pessoas que interagem entre si num ambiente fabril e revelam que são muito mais que apenas trabalhadores. Com entrada gratuita mediante marcação prévia, esta atividade tem como ponto de encontro a Torre da Oliva, sendo que a ação decorre na Helsar, empresa de calçado que faz parte dos Circuitos Pelo Património Industrial de S. João da Madeira.
 
No sábado, 26 de setembro, são várias as visitas programadas, nomeadamente à fábrica de lápis Viarco (10h00), ao Núcleo de Arte da Oliva (15h00) e ao Museu da Chapelaria (16h00), sendo esta última gratuita. Os interessados devem inscrever-se pelo telefone 256 200 204 ou através do endereço eletrónico turismoindustrial@cm-sjm.pt.
 
No domingo, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, decorre o evento “Diversão sobre duas Rodas”, um roteiro turístico em bicicleta, integrando o turismo industrial ambiental e cultural. A partida está marcada para as 10h00, junto à Torre da Oliva. Esta iniciativa tem uma componente solidária associada, uma vez que cada participante deverá fazer uma oferta de um género alimentar de forma a apoiar o Centro Comunitário Ecos Urbanos

 

turismo