Turismo industrial de S. João da Madeira motiva interesse de outros municípios

Responsáveis de outras autarquias visitam Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira para conhecerem de perto o projeto.

Os Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira receberam esta semana a visita de uma comitiva da Câmara Municipal de Gondomar, constituída pelo vereador Carlos Brás e por técnicos dessa autarquia, entre os quais o coordenador do Gabinete de Turismo.

Neste momento, essa equipa encontra-se a implementar o projeto da Rota da Filigrana, que envolverá a visita a algumas indústrias de ourivesaria da zona de Gondomar. Com o objetivo de contactar com exemplos de boas práticas nesta área, esses responsáveis deslocaram-se a S. João da Madeira para contactar de perto com o desenvolvimento do projeto sanjoanense de Turismo Industrial.

Tendo sido recebidos pelo vice-presidente da Câmara de S. João da Madeira, Miguel Oliveira, os visitantes de Gondomar foram depois guiados pelos técnicos do Turismo Industrial sanjoanense por algumas das empresas que integram os circuitos, nomeadamente a fábrica de lápis Viarco e a Fepsa.

O Turismo Industrial de S. João da Madeira é um projeto pioneiro em Portugal, que vem merecendo o interesse de outros municípios que também pretendem dar passos nesse sentido. Já em Março deste ano, a Presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, e a responsável do Gabinete de Turismo dessa autarquia, visitaram os Circuitos Pelo Património Industrial para ficarem a conhecer melhor esta iniciativa sanjoanense.

turismo