Exposição no Aeroporto Sá Carneiro promove Turismo Industrial

A inauguração aconteceu na terça-feira (16 de setembro), às 11h00. A exposição pode ser vista na Loja de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro até ao domingo seguinte (21 de setembro).

A Câmara Municipal de S. João da Madeira realiza uma exposição sobre Turismo Industrial do Município na loja de Turismo Porto e Norte do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. que pode ser vista até 21 de setembro.

Esta exposição conta com a participação das empresas parceiras dos Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira, assim como de diferentes instituições do concelho. O evento tem um carácter demonstrativo, sendo complementado pela apresentação de uma série de produtos que caracterizam o concelho de S. João da Madeira.

Oliva, Museu da Chapelaria, Viarco, Helsar, Evereste, Heliotextil, Cortadoria Nacional do Pêlo, Fepsa, Academia de Design e Calçado - CFPIC, Centro Tecnológico da Indústria do Calçado de Portugal, Ever S. João da Madeira - Business Hotel e Feltrando são as entidades participantes nesta ação, que visa proporcionar um leque de ofertas que acompanham as várias tendências do setor do turismo.

História e criatividade

S. João da Madeira tem sabido construir uma história de sucesso, conciliando o sonho com o empenho indispensável para arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Esse espírito de inovação e essa capacidade concretizadora são marcas indeléveis da indústria Sanjoanense, bem vincadas em muitas das suas fábricas, desde os inícios do século XX.

A Empresa Industrial de Chapelaria, hoje Museu da Chapelaria, a Viarco, única fábrica de lápis no país, ou a Metalúrgica Oliva, que renasce como incubadora de criatividade, simbolizam a forma como em S. João da Madeira se conjuga a recuperação e preservação dos edifícios com a sua adaptação às exigências crescentes do processo de desenvolvimento económico, social e cultural da cidade e do país.

A essa relevância histórica e emblemática destas três marcas sanjoanenses soma-se o dinamismo empresarial registado noutras áreas, com destaque para o setor do calçado, que soube adaptar-se a novos tempos pela aposta na qualidade, na inovação, na criatividade, na moda e no design. Toda essa realidade surge refletida nos projeto de Turismo Industrial de S. João da Madeira, que se traduz nos Circuitos Pelo Património Industrial da cidade.

turismo