Turismo Industrial de S. João da Madeira está de parabéns!

Programa de comemoração do 7.º aniversário decorre de 21 a 26 de janeiro.

Nesta segunda-feira, 21 de janeiro, o Município de S. João da Madeira inicia as comemorações do sétimo aniversário do seu programa de Turismo Industrial, que teve 2018 como o seu melhor ano de sempre, com mais de 28 mil visitas, alcançando um total superior a 150 mil, desde a sua abertura em 2012.

Visitas gratuitas às diversas entidades que integram os Circuitos Pelo Património Industrial da cidade fazem parte das atividades que assinalam, até 26 de janeiro, estes sete anos, nas quais se insere também a estreia da personagem OLI, que irá contribuir para, de uma forma descontraída, aproximar a realidade das fábricas aos públicos mais jovens, designadamente do pré-escolar e 1.º e 2.º ano do 1º ciclo do ensino básico, contribuindo para que assimilem melhor os conteúdos pedagógicos através de jogos e um discurso ajustado a essas faixas etárias.

Com um nome que remete para a antiga empresa metalúrgica Oliva, em cuja Torre tem sede o Turismo Industrial de S. João da Madeira, a OLI será apresentada na manhã de 23 de janeiro, dia do aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira.

Esta personagem insere-se no novo serviço pedagógico inserido neste programa turístico e intitulado “Liga-te à Indústria”, que reflete a aposta do Município na educação para a indústria, constituindo mais uma novidade no Turismo Industrial de S. João da Madeira, que vem reforçando a diversidade da sua oferta e a ligação a diferentes setores de atividade.

Mobiliário urbano alusivo à indústria

Outra novidade recente é projeto de produção e instalação, no espaço público, de mobiliário urbano baseado na indústria de S. João da Madeira. O primeiro ícone sanjoanense a “sair” das “fábricas” para as ruas da cidade foi o lápis Viarco, cujas formas e cores serviram de inspiração a bancos de jardim.

Esse surpreendente mobiliário urbano está já presente na zona do Largo do Souto, na Avenida Dr. Renato Araújo, e junto ao edifício da Torre da Oliva, onde funciona o Welcome Center do Turismo Industrial de S. João da Madeira. Entretanto, em breve, novos modelos de “bancos de lápis” – produzidos pelos trabalhadores da Câmara Municipal – serão instalados noutros pontos da cidade.

O programa de Turismo Industrial proporciona visitas guiadas a várias fábricas dos setores do calçado, chapelaria, colchoaria, produção de etiquetas e fabrico de lápis, assim como ao Museu da Chapelaria, Museu do Calçado, ao Núcleo de Arte da Oliva, à Academia de Design e Calçado e ao Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Mais informações no site http://turismoindustrial.cm-sjm.pt.

turismo