Passadeira “inteligente” já se encontra em funcionamento na Av. Renato Araújo

Ao todo serão 4 as travessias para peões com estas características na cidade de S. João da Madeira.

A sinalização vertical de alerta para os automóveis é reforçada com o acender intermitente de luzes, quando os peões se preparam para atravessar a rua. Essa é a principal característica das chamadas passadeiras "inteligentes" que estão a ser instaladas em S, João da Madeira, no âmbito da empreitada “Cidade Inclusiva”, lançada pela Câmara Municipal.

Ao todo, serão quatro as travessias deste género a funcionar no concelho, a primeira das quais já se encontra ativa na Avenida Dr. Renato Araújo, junto ao posto de abastecimento de combustível, no troço a sul da rotunda do hospital.

Das restantes três, há duas que se situarão na Avenida da Liberdade: uma junto ao Fórum Municipal e outra no troço a nascente da rotunda da zona da Ponte, junto à padaria aí localizada. O conjunto completa-se com a travessia nas proximidades do edifício do Instituto de Línguas, na Rua João de Deus.

Estas passadeiras "inteligentes" vêm melhorar a segurança dos peões em zonas de S. João da Madeira identificadas como prioritárias para a colocação destes equipamentos que permitem a sinalização luminosa aos automobilistas, quando se verifica a aproximação de transeuntes.

Para além desses trabalhos, a empreitada “Cidade Inclusiva” passa também pela intervenção em mais de 50 atravessamentos para peões em diferentes zonas da cidade, contempando, nomeadamente, a instalação de passeios com piso tátil para invisuais, reforço da sinalização, colocação de “luzes intermitentes” e rebaixamento de passeios.

As obras incluem ainda o reperfilamento da Rua João de Deus, na zona do entroncamento desta via com a Rua Visconde, uma beneficiação há muito ansiada pelos sanjoanenses, que vem facilitar o atravessamento da cidade no sentido nascente-poente.

15 de dezembro de 2019

obras