Obras nas passadeiras da cidade chegam à Avenida da Liberdade

A empreitada Cidade Inclusiva, promovida pela Câmara, contempla a intervenção em mais de 50 travessias para peões em diferentes pontos da cidade.

Neste início de 2020, abriu uma nova frente de trabalhos da empreitada Cidade Inclusiva, promovida pela Câmara de S. João da Madeira, com intervenções de beneficiação de passadeiras para peões na zona da Avenida da Liberdade.

Nessa que é uma das principais artérias do concelho sanjoanense e no entroncamento com a Rua Camilo Castelo Branco, vão realizar-se trabalhos de melhoria da mobilidade e da segurança das pessoas na via pública, similares aos que vêm sendo concretizados noutras zonas, como é o caso da Avenida Benjamim Araújo.

Estas obras podem provocar alguns constrangimentos pontuais no fluxo do trânsito, para os quais a autarquia agradece a melhor compreensão, solicitando especial atenção à sinalização dos trabalhos nos locais em que estiverem a decorrer.

Novas passadeiras inteligentes

Estão programados, assim, rebaixamentos de passeios, colocação de piso tátil para invisuais e luzes LED no pavimento junto das travessias dos peões, para além da instalação de mais duas passadeiras inteligentes.

Situadas, respetivamente, junto ao edifício do Fórum Municipal e em frente à padaria localizada no troço da Avenida da Liberdade entre o Lugar da Ponte e o nó do IC2, essas novas passadeiras vão somar-se a outras duas já em funcionamento na cidade.

A primeira a ser ativada foi a da Avenida Dr. Renato Araújo, junto ao posto de abastecimento de combustível, no troço a sul da rotunda do hospital. Seguiu-se a que fica próxima do edifício do Instituto de Línguas, na Rua João de Deus.

Melhorar a segurança dos peões

Estas passadeiras "inteligentes" vêm melhorar a segurança dos peões em zonas de S. João da Madeira identificadas como prioritárias para a colocação destes equipamentos que permitem a sinalização luminosa aos automobilistas, quando se verifica a aproximação de transeuntes.

Para além dos trabalhos, a empreitada “Cidade Inclusiva” incluiu ainda o reperfilamento da Rua João de Deus, na zona do entroncamento desta via com a Rua Visconde, uma beneficiação há muito ansiada pelos sanjoanenses, que vem facilitar o atravessamento da cidade no sentido nascente-poente, melhorando também a mobilidade dos peões.

obras

Mais imagens