Resolvido “estrangulamento” da Rua João de Deus

Obra há muito ansiada torna a circulação automóvel mais fluída, aumenta o espaço destinado a quem anda a pé e reforça segurança com passadeiras inteligentes.

A Rua João de Deus, importante artéria de atravessamento automóvel da malha urbana sanjoanense no eixo nascente-poente, deixou de estar “estrangulada” no entroncamento com a Rua Visconde, passando a ter duas faixas de rodagem também nessa zona, para além de uma área de maior dimensão destinada à circulação de peões.

Essa nova realidade resulta da obra de reperfilamento desse arruamento, inserida na empreitada “Cidade Inclusiva”, promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, cujos trabalhos se iniciaram com a demolição de velho imóvel aí existente, o que veio permitir o – há muito ansiado – alargamento da rua e do passeio para peões.

Num ponto de grande circulação da cidade de S. João da Madeira, estas obras vieram, assim, proporcionar “melhores condições para a circulação rodoviária e melhores condições para a circulação pedonal”, como realça o presidente da autarquia, que visitou o local, acompanhado por membros do seu executivo e técnicos municipais. Jorge Vultos Sequeira sublinha que “esta é uma obra de grande impacto” para a vida dos sanjoanenses e de quem visita a cidade, constituindo “um marco muito importante” no processo de reabilitação do centro urbano de S. João da Madeira

Para além da valorização urbanística da área onde foi demolido o imóvel que provocada o “estrangulamento” da circulação rodoviária e pedonal, a intervenção contemplou ainda o espaço público na envolvente ao Instituto de Línguas, assim como a instalação uma das quatro passadeiras “inteligentes” que fazem parte desta mesma empreitada. Das restantes, duas serão executadas na Avenida da Liberdade e uma já se encontra em funcionamento na Avenida Renato Araújo.

Dessa forma é reforçada a segurança dos peões, pois essas passadeiras permitem a sinalização luminosa aos automobilistas, quando se verifica a aproximação de transeuntes para atravessar a via. Para a instalação deste tipo de travessias foram selecionados pontos críticos, de acordo com um levantamento dos atropelamentos ocorridos na cidade ao longo de 10 anos (2007-2017).

Neste momento, os trabalhos da empreitada “Cidade Inclusiva”, cuja conclusão se prevê para o mês de março, decorrem na zona da Avenida da Liberdade, onde já está em construção a terceira passadeira “inteligente” e prossegue a criação de passeios com piso tátil para invisuais, o reforço da sinalização, a colocação de luzes intermitentes e o rebaixamento de passeios.

obras

Mais imagens