Câmara Municipal retira amianto de todas as escolas

Depois desta empreitada deixará de haver estabelecimentos de ensino municipais com este tipo de cobertura, na sequência de uma estratégia que a autarquia implementa desde 2018.

O Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, assinou a adjudicação da empreitada de substituição das coberturas em fibrocimento das escolas com jardim-de-infância do Parque e dos Ribeiros, um investimento de cerca de 130 mil euros.

Com essas obras, o parque escolar da responsabilidade do Município ficará livre de amianto, na sequência do programa que a autarquia colocou no terreno em 2018 com o objetivo de resolver esse problema no atual mandato.

Na primeira fase de substituição das coberturas que continham esse material, foram intervencionadas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do Parrinho e de Fundo de Vila e, ainda, o jardim-de-infância das Travessas. A esses três estabelecimentos de ensino seguiram-se, numa segunda fase, os de Casaldelo e da Devesa Velha.

Esses trabalhos de retirada dos telhados em fibrocimento contendo amianto já se encontram concluídos nos cinco edifícios escolares referidos, que passaram a ter coberturas em chapa térmica, melhorando a eficiência energética dos edifícios, além de ir ao encontro das recomendações nesta matéria.

Neste âmbito, a Câmara Municipal de S. João da Madeira concretizou também, neste mandato autárquico, a substituição da cobertura do Pavilhão Paulo Pinto, equipamento desportivo municipal onde subsistia igualmente a utilização de amianto.

8 de maio de 2020

obras