Modernização da rede de abastecimento de água

Contrato da empreitada foi assinado esta semana e prevê intervenção em mais de 4.500 metros de rede.

Foi assinado esta semana o contrato da empreitada de substituição de condutas de água com desempenho ineficiente, numa intervenção que incidirá em mais de 4.500 metros da rede de abastecimento do concelho de S. João da Madeira.

O Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, realçou, na ocasião, a importância desta obra para a melhoria da eficiência hídrica em S. João da Madeira, o que passa pela redução das perdas de água existentes.

Na sessão, que decorreu da Estação de Tratamento de Água dos Ribeiros, participaram ainda o diretor-geral da empresa municipal “Águas de S. João”, entidade que lançou o concurso público para a realização da obra, bem como a representante do empreiteiro ao qual foram adjudicados os trabalhos.

A intervenção, no valor de cerca de 230 mil euros, inclui a instalação de mais de 4.500 metros de condutas, a remodelação de 132 ramais e a colocação de 24 marcos de incêndio novos, nomeadamente nas zonas da Avenida do Brasil, Santo Estevão e Parque de Nossa senhora dos Milagres.

Trata-se de uma empreitada inserida num plano de investimentos mais vasto, de meio milhão de euros, a concretizar pela empresa municipal “Águas de S. João”, tendo sido assegurada uma comparticipação comunitária de 170 mil euros, através do Fundo de Coesão.

Outras vertentes contempladas são a instalação válvulas redutoras de pressão e de equipamentos e programas de gestão operacional e telegestão, que permitem identificar de imediato situações de anomalia na rede de abastecimento, de forma a proporcionar uma resposta mais rápida das equipas de manutenção.

obras