Obras de beneficiação da Casa das Associações e do Centro Coordenador de Transportes

Reparação de patologias construtivas abrange também o edifício de ligação intermodal à estação da Linha do Vouga.

Com o objetivo de corrigir patologias construtivas identificadas como prioritárias, estão em curso obras de beneficiação da Casa das Associações e do Centro Coordenador de Transportes de S. João da Madeira, incluindo a ligação intermodal à estação ferroviária da linha do Vouga, construída em 2006, mas encerrada ao público há vários anos, na sequência de atos de vandalismo continuado.

A empreitada, lançada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, incide em especial, de acordo com a memória descritiva do projeto, na resolução de “infiltrações das águas pluviais ao nível das coberturas, terraços, fachadas e redes de drenagem”.

Os trabalhos, adjudicados por cerca de 100 mil euros e cuja conclusão se prevê para este ano, contemplam igualmente “outras patologias que são a consequência direta da existência das primeiras”, nomeadamente a degradação de revestimentos interiores e exteriores, de rebocos, tetos e pinturas”.

De forma verificar o andamento da obra, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e o seu vice-Presidente, José Nuno Vieira, deslocaram-se a estes edifícios, nesta segunda-feira, acompanhados por técnicos da autarquia, nomeadamente o Chefe da Divisão de Obras Municipais, Castro Ferreira, e o autor do projeto de arquitetura, Rui Faria.

Entre as causas apontadas para a necessidade da intervenção agora em curso, contam-se “fatores como a falta de manutenção continuada desde há muitos anos”, e o “desgaste natural dos materiais e respetivos sistemas construtivos”, que “foram sendo agravados pela ação do tempo e do uso diário de centenas de utilizadores”, como se lê na memória descritiva.

S. João da Madeira, 23 de outubro de 2019

obras