Câmara recebe grupo de cidadãos pela causa animal

No encontro foram apresentadas medidas de apoio à causa animal, pelo que foi valorizado o trabalho e intervenção dos grupos voluntários do município neste âmbito.

Um grupo de cidadãos da região que se propõe defender a causa animal foi recebido, na Câmara Municipal de S. João da Madeira. O vice-Presidente José Nuno Vieira e a Vereadora Irene Guimarães receberam das suas mãos um documento em que são pedidas ao Município intervenções nesta matéria.

Tendo a Câmara Municipal uma grande sensibilidade em relação a esta causa, os responsáveis autárquicos transmitiram que, na globalidade, o que é proposto vai ao encontro de medidas que já estão a ser desenvolvidas ou que estão em preparação, na linha de várias outras que foram concretizadas desde a tomada de posse do atual executivo.

“Quero realçar a forma correta como decorreu este ato de cidadania e agradecer as preocupações transmitidas, que merecem toda a nossa atenção e que têm estado presentes na ação que temos desenvolvido na autarquia”, sublinhou o vice-Presidente da Câmara, José Nuno Vieira, destacando a “dedicação voluntária destes cidadãos à causa animal” e salientando que a autarquia continuará a aprofundar o seu trabalho nesta área.

Medidas e ações de sensibilização pela causa animal

Para além da ação de sensibilização para a causa animal que é a adoção de gatos Sanjo e Oliva pelo gabinete dos vereadores, o Município passou a permitir que os seus funcionários levem os animais de estimação para o local de trabalho, desde que os mesmos não interfiram com o desempenho das tarefas. Concluiu a obra do albergue de animais errantes e triplicou a sua capacidade de acolhimento, implementou um programa de apoio à esterilização de animais por parte de famílias carenciadas, elaborou e aprovou o regulamento do Provedor do Animal.

A Câmara irá em seguida implementar a primeira colónia de gatos, onde será desenvolvido um programa de captura, esterilização e devolução (CED), estando também a decorrer, no âmbito da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, a criação de um parque de matilhas no Canil Intermunicipal.

Nas fotos desta publicação encontramos o Kiko, que habitualmente acompanha o seu dono no trabalho na autarquia, e o Sanjo e a Oliva, que habitam no 6º piso do edifício da Câmara Municipal.

29 de agosto de 2020

animais