Câmara e Ani São João assinam protocolo de gestão do Albergue dos Animais de S. João da Madeira

No âmbito do programa municipal destinado ao cuidado, tratamento, alimentação, promoção de adoção de animais de companhia alojados no Albergue dos Animais de S. João da Madeira, a Câmara e a Ani São-João assinaram um protocolo que formaliza a colaboração entre as duas entidades na gestão desse equipamento.

No termos do documento, a autarquia disponibiliza o referido albergue aos membros daquela associação sanjoanense de amigos dos animais, que se compromete a “respeitar, cumprir e fazer cumprir, em articulação com a Médica Veterinária Municipal, todos os procedimentos para a boa execução das Normas de Funcionamento” do espaço em causa, que serve de abrigo a canídeos recolhidos na rua pelos serviços competentes.

“Este momento é um marco na causa animal em S. João da Madeira”, como afirmou o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, na sessão de assinatura do protocolo com a Ani São João, em que esteve presente também o vice-presidente da autarquia, José Nuno Vieira, tendo a associação dos amigos dos animais sido representada por Raquel Gomes de Pinho, presidente da Direção, e pela sua antecessora, Teresa Oliveira.

Lembrando que foi tomada a decisão de “construir mais boxes” do que as que estavam inicialmente previstas, tendo-se “triplicado a capacidade” do albergue, o autarca referiu também outras iniciativas do município sanjoanense nesta área, designadamente, a adoção dos gatos Sanjo e Oliva pelo gabinete dos vereadores da Câmara, que constitui “uma ação de sensibilização para a causa animal”.

A criação do apoio à esterilização de animais de companhia para famílias carenciadas foi igualmente assinalada por Jorge Vultos Sequeira, assim como a conclusão do processo do estatuto do provedor dos animais, cuja nomeação se concretizará numa próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal.

“Estamos disponíveis e preparados para dar mais passos importantes na causa animal”, fazendo de S. João da Madeira “uma cidade amiga dos animais”, acrescentou o autarca, lembrando ainda que a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, à qual preside, está a construir um parque de matilhas no canil intermunicipal, localizado no vizinho concelho de Oliveira de Azeméis.

A Ani São João é uma associação sem fins lucrativos de proteção animal, que visa o bem-estar dos animais de companhia e desenvolve, em S. João da Madeira, uma atividade de sensibilização, acolhimento, alimentação, esterilização e tratamento dos animais. O Albergue dos Animais foi o projeto vencedor da primeira edição do orçamento participativo promovido, em 2014, pelo município de S. João da Madeira.

animais

Mais imagens