Atividades de desporto adaptado sensibilizam alunos para as questões da deficiência

Atividade realizou-se no Pavilhão das Travessas, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Despertar a consciência dos alunos para a realidade dos indivíduos portadores de deficiência, é objetivo de diversas atividades que o Município de S. João da Madeira desenvolveu, esta semana, no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro.

Ao longo da semana, cerca de 450  alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas de S. João da Madeira desenvolveram atividades de promoção da inclusão e da tolerância, importantes na abordagem das questões para deficiência.

Organizada pela Câmara Municipal, esta iniciativa proporcionou experiências desportivas em algumas das modalidades de desporto adaptado, colocando os alunos a experimentar as dificuldades de quem pratica desporto com limitações de mobilidade ou de visão. Praticaram boccia, voleibol sentado, atletismo e goalball de olhos vendados; experimentaram, também, a sensação de andar em cadeira de rodas, conduzindo-a.

Os professores de Desporto afetos ao município para as atividades extra curriculares desenvolveram esta ação, que contou com a participação do grupo de seniores praticantes da modalidade de boccia da Associação “É Bom viver”, do ATL Gente Miúda, da CERCI e da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado, anualmente, a 3 de dezembro, desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a promoção para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Ainda no âmbito destas comemorações em S. João da Madeira, decorrerá o espetáculo “A Cidade da Diversidade apresenta…” na Casa da Criatividade, que resulta de uma parceria da CERCI com a Câmara Municipal, escolas e outras entidades locais. Trata-se da 4.ª edição deste evento, que acontece este sábado, 7 de dezembro, pelas 16h00, e pretende também assinalar o Dia Internacional da Cidade Educadora.

S. João da Madeira, 4 de dezembro de 2019

desporto