Formação ’’boas práticas’’ no desporto para crianças

Decorreu nos Paços da Cultura e contou com diversos oradores especialistas nesta matéria.

Profissionais da área da educação física e do desporto participaram, em S. João da Madeira, numa ação sobre boas práticas na realização de atividades dirigidas a crianças e jovens, que decorreu no auditório dos Paços da Cultura, na sexta-feira e no sábado.

Esta iniciativa contou, entre outros oradores, com a participação de Carlos Neto, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e um grande especialista mundial na área da brincadeira e do jogo, autor do livro “Libertem as Crianças - A urgência de brincar e ser ativo”.

Irene Guimarães, vereadora da educação, abriu os trabalhos, começando por destacar a qualidade das comunicações programadas e dos intervenientes nos diferentes painéis temáticos desta formação. Nesse sentido, felicitou os “dinamizadores e organizadores” do evento, “que escolheram S. João da Madeira como exemplo de boas práticas”, o que “constitui motivo de grande orgulho” para o Município.

Considerando que “a Educação é, e será, uma das principais prioridades” da autarquia sanjoanense, Irene Guimarães referiu várias medidas adotadas pela Câmara Municipal nessa área. Entre essas, conta-se, nomeadamente, “o reforço da educação física no primeiro ciclo do ensino básico”, com a “contratação de professores dessa área para coadjuvarem os docentes titulares durante a hora curricular semanal dedicada a essa atividade”.

O programa destes dois dias de formação abriu com Pedro Carvalho e Nelson Costa, respetivamente chefes de divisão do desporto e da educação na autarquia de S. João da Madeira, que falaram sobre a Educação Física nas escolas do 1.º ciclo do concelho, com moderação de José Fonseca, chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal. João Paulo Martins, responsável do Desporto Escolar na sub-região de Entre Douro e Vouga, João Varejão, treinador de andebol da ADS e coordenador das seleções nacionais jovens desta modalidade, Sara Santos, do programa “Skills4Genius”, Carla Cardoso, treinadora, e Ivo Rocha, atleta paralímpico, foram outros intervenientes.

A organização foi da Associação de Profissionais de Educação Física de Aveiro e do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física, com a colaboração da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

15 de novembro de 2021

desporto