Campanha ’’Respeite o Seu Filho’’ vence prémio «Medida Desportiva do Ano2019» da plataforma portuguesa Municípios Amigos do Desporto

A campanha «Respeite o Seu Filho» foi desenvolvida pela Divisão do Desporto e pelo Gabinete de Design e Comunicação da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Trata-se do programa "Reconhecimento no Desporto 2019" que distingue os municípios que se destacam na área do desenvolvimento desportivo. A votação foi realizada por todos os municípios portugueses considerados "amigos do desporto" e em 25 de março será entregue o prémio, na Mealhada, no "IX Seminário Amigos do Desporto 2019".

Na categoria "Medida Desportiva do Ano2019", o projeto "Respeite o Seu Filho", da  Câmara Municipal de S. João da Madeira, concorreu com projetos de outros municípios, nomeadamente, de Águeda, de Albergaria-a-Velha, de Ourém, de Ribeira Grande, de Silves, de Soure e de Torres Novas. O "Águeda Bike Park" , da C.M. Águeda, e o "Jogos Desportivos Escolares – Troféu Espírito Desportivo", da C.M. Silves, também são vencedores.

S. João da Madeira está entre os 88 municípios portugueses classificados como amigos do desporto, desde 2017. Esta classificação reconhece as boas práticas das autarquias no âmbito desportivo.

Os prémios em votação estão divididos em três categorias, a "Medida Desportiva do Ano2019", a "Instalação Desportiva do Ano2019" e o "Programa Desportivo do Ano2019".

A campanha já está a ser aplicada por outras entidades, nomeadamente, a Associação de Basquetebol de Aveiro, a Associação de Atletismo de Aveiro, a Associação de Futebol de Aveiro e vários clubes locais.

Este programa teve início na época desportiva 2018/2019, e interveio junto do público que assiste aos jogos das camadas jovens realizados na cidade, envolvendo a organização de campanhas, ações de formação e atividades desportivas focadas na promoção da ética no desporto.

Um dos materiais desta inovadora iniciativa de sensibilização é uma pequena embalagem - em forma de caixa de medicamentos -, na qual estarão inscritas mensagens e imagens que convidam a viver o desporto de forma tranquila e positiva, rejeitando comportamentos desadequados através de expressões como “Não seja treinador de bancada” ou “Não reprove. Apoie”. Os materiais desenvolvidos para esta campanha são da responsabilidade da Divisão do Desporto e do Gabinete de Design e Comunicação da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

desporto

Mais imagens