Prémio «Medida Desportiva do Ano 2019» da plataforma portuguesa Municípios Amigos do Desporto entregue hoje à Câmara Municipal de S. João da Madeira

A cerimónia decorreu na Mealhada, com a vereadora da Juventude e do Desporto, Rosário Gestosa, a receber a distinção das mãos de Dimas Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto.

Desenvolvida pela Divisão do Desporto e pelo Gabinete de Design e Comunicação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a campanha "Respeite o Seu Filho" venceu o prémio «Medida Desportiva do Ano 2019» da plataforma portuguesa Municípios Amigos do Desporto, entregue esta segunda-feira na Mealhada, no IX Seminário Amigos do Desporto de 2019.

Na categoria "Medida Desportiva do Ano 2019", "Respeite o Seu Filho" concorreu com projetos de outros municípios, nomeadamente, de Águeda, de Albergaria-a-Velha, de Ourém, de Ribeira Grande, de Silves, de Soure e de Torres Novas. O "Águeda Bike Park" , da C.M. Águeda, e o "Jogos Desportivos Escolares – Troféu Espírito Desportivo", da C.M. Silves, também são vencedores desta distinção.

O nosso município está entre os 88 municípios portugueses classificados como amigos do desporto, desde 2017. Esta classificação reconhece as boas práticas das autarquias no âmbito desportivo e os prémios em votação estavam divididos em três categorias, a "Medida Desportiva do Ano 2019", a "Instalação Desportiva do Ano 2019" e o "Programa Desportivo do Ano 2019".  O objetivo é destinguir os municípios que se destacam na área do desenvolvimento desportivo.

A campanha "Respeite o Seu Filho" já está a ser aplicada por outras entidades, nomeadamente, a Associação de Basquetebol de Aveiro, a Associação de Atletismo de Aveiro, a Associação de Futebol de Aveiro e vários clubes locais.

Este programa teve início na época desportiva 2018/2019, e interveio junto do público que assiste aos jogos das camadas jovens realizados na cidade, envolvendo a organização de campanhas, ações de formação e atividades desportivas focadas na promoção da ética no desporto.

Um dos materiais desta inovadora iniciativa de sensibilização é uma pequena embalagem - em forma de caixa de medicamentos -, na qual estarão inscritas mensagens e imagens que convidam a viver o desporto de forma tranquila e positiva, rejeitando comportamentos desadequados através de expressões como “Não seja treinador de bancada” ou “Não reprove. Apoie”.

Os materiais desenvolvidos para esta campanha são da responsabilidade da Divisão do Desporto e do Gabinete de Design e Comunicação da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

desporto