Município de S. João da Madeira distinguido com Bandeira da Ética no Desporto

Galardão entregue pelo PNED ao Presidente da Câmara, pelo desenvolvimento do programa “Respeite o seu filho”.

O coordenador nacional do Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED) veio a S. João da Madeira, nesta terça-feira (24 de setembro), entregar pessoalmente aos responsáveis do Município a bandeira que distingue boas práticas de promoção do “fair play”.

José Lima explicou que este galardão é “uma chancela de qualidade” em relação ao trabalho que a Câmara sanjoanense nesta matéria, com a criação e desenvolvimento da campanha “Respeite o seu filho”, da qual o representante do PNED se mostrou um confesso admirador e divulgador, pois vai ao encontro de um dos grandes objetivos do organismo a que pertence, que é o de “manifestar a dimensão positiva do desporto”.

Esse programa visa precisamente, de uma forma criativa e graficamente apelativa, a promoção de valores e comportamentos éticos junto do público das provas desportivas dos escalões de formação, como afirmou o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, revelando estar “muito satisfeito com o acolhimento que o programa tem tido”.

Jorge Vultos Sequeira falava nos Paços da Cultura, na abertura da Semana da Ética no Desporto que o Município está a promover de 24 a 29 de setembro, sessão que culminou com a referida entrega da Bandeira da Ética do PNED, recebida pelo presidente da autarquia e pela vereadora do Desporto, Rosário Gestosa, das mãos de José Lima.

Reconhecimento aos clubes e seus dirigentes

Com muitos responsáveis de associações da cidade presentes, o autarca sublinhou a importância do papel que os clubes desempenham na formação dos jovens, enaltecendo, nomeadamente, o trabalho dos dirigentes, com os quais assinou, em 2018, um “compromisso para a Ética desportiva”, refletindo uma parceria de sucesso que, na prática, se renova ao longo desta segunda edição da Semana da Ética no Desporto.

É nesse âmbito que a autarquia desenvolve a campanha “Respeite o seu filho”, cujos materiais de divulgação incluem pequena embalagem - em forma de caixa de medicamentos -, na qual estão inscritas mensagens e imagens que convidam a viver o desporto de forma tranquila e positiva. No seu interior é possível encontrar pastilhas elásticas sem açúcar para ajudar a controlar o “stress”, assim como uma bula com informações úteis sobre o programa.

Cartão Branco

Outra medida de ética desportiva de que se falou na sessão de abertura da Semana da Ética de S. João da Madeira foi o “cartão branco”, iniciativa do PNED que – em contraponto ao amarelo e vermelho – é mostrado a quem revela “fair play” nas competições em que participa.

A esse propósito foi apresentado o caso da Associação de Futebol de Aveiro, através da intervenção de Ricardo Jorge, um dos seus dirigentes. Este organismo implementou a utilização do “cartão branco” em todas as provas que organiza, de todos os escalões, dos mais jovens aos seniores.

desporto