Projeto dirigido a pessoas sem-abrigo
’’Novo Dia’’ contou com financiamento do Fundo Social Europeu.
O Projeto “Novo dia – Inserção de Pessoas em situação de sem abrigo” surge como uma resposta a vulnerabilidades sociais diagnosticadas no Município de S. João da Madeira e promove uma abordagem inovadora para a intervenção com pessoas em situação de sem abrigo. Envolve a realização de um conjunto articulado de atividades e metodologias que concorrem para a inclusão social desta população, através de três eixos de intervenção:
1.Espaço Habitacional – constituição e acompanhamento de dois apartamentos de autonomização, um para pessoas do sexo masculino e outro para pessoas do sexo feminino em regime de partilha de habitação como garante da necessidade básica de habitação.
2. Espaço Ocupacional – acompanhamento psicossocial de indivíduos em situação de sem abrigo e implementação de atividades ocupacionais com vista à aquisição de competências básicas ao nível da higiene, saúde e reparametrização de rotinas e valores sociais, tendo como objetivo último a reinserção social destas pessoas;
3. Gestão, capacitação e sensibilização, comunicação, acompanhamento, avaliação e disseminação - trabalho de combate ao estigma associado à população sem abrigo, promovendo ações de capacitação deste fenómeno e de disseminação de boas práticas.
Estes eixos de intervenção do projeto centram-se na promoção do empoderamento dos cidadãos em situação de sem-abrigo, potenciando o acesso à saúde e à ocupação do tempo livre e desenvolvimento do potencial criativo.
Projetos inovadores de inclusão social, de âmbito territorial, para resposta a pessoas em situação de sem-abrigo
Código do projeto | NORTE-07-4230-FSE-000139
Data de aprovação | 01-09-2021
Data de início | 04-01-2022
Data de conclusão | 30-06-2023
Custo total elegível | 60.000,00 EUR
Apoio nanceiro da União Europeia | FSE – 51.000,00 EUR
Mais informação em: https://www.cm-sjm.pt/files/files/Fichas_NovoDia.pdf