Ciclovia na envolvente ao Parque do Rio Ul
Empreitada incluiu também construção de passeios e foi financiada pelo FEDER.
Mais de dois quilómetros e meio de ciclovia e novos passeios envolvem o Parque do Rio Ul, indo ao encontro de uma mobilidade mais sustentável e inclusiva, que vem melhorar a acessibilidade a esse espaço verde e à zona industrial das Travessas.
Essa obra, concretizada na Avenida do Vale e na Rua Manuel Vieira Araújo, consistiu na reabilitação e requalificação dos perfis transversais desses arruamentos, dotando-os de passeios e vias cicláveis, de forma a melhorar as condições de mobilidade intraurbana e a assegurar também a prática desportiva e de lazer/ turismo, constituindo um elemento importante da estratégia de mobilidade do concelho.
Potenciou-se, assim, a utilização de modos suaves nas deslocações, designadamente do centro da cidade para as áreas geradoras de atividade económica. Ao mesmo tempo, esta obra veio fomentar a utilização da bicicleta, como meio de transporte saudável e amigo do ambiente.
Dessa forma, está-se a contribuir para a redução do consumo energético e das emissões de gases com efeitos de estufa associados à mobilidade urbana, indo, ao encontro do que é preconizado no Plano de Transição Energética de S. João da Madeira.
Em suma, a Ciclovia do Parque vem concorrer para melhorar a qualidade ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida, conferindo maior atratividade e competitividade a S. João da Madeira, potenciando a sua capacidade de atrair e fixar população.
Rede de Ciclovias
Código do projeto | NORTE-05-1406-FEDER-000191
Data de aprovação | 28-02-2019
Data de início | 01-12-2018
Data de conclusão | 31-12-2022
Custo total elegível | 986 943,69 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 838 902,14 EUR
Mais informações em https://www.cm-sjm.pt/pt/projetos-cofinanciados-rede-de-ciclovias
Janeiro 2023