Chapéus gigantes de S. João da Madeira concentrados junto à Praça Luís Ribeiro

Ao todo são oito criações de outros tantos artistas que podem ser apreciados no centro da cidade.

Estes chapéus gigantes – em forma de cartola - são resultado do trabalho criativo de oito artistas da região: Sofia Neto, Bárbara Rocha, Francisco Pessegueiro, Filomena Almeida, José Miguel Cardoso, Andreia Couto, Paulo Neves e José Alberto Rodrigues.

Com o tema “S. João da Madeira. Cidade dos chapéus”, estes trabalhos foram realizados de acordo com a expressão plástica da preferência dos autores, como a escultura, criações em feltro e objetos 3D, impressões em têxteis, aplicações cerâmicas, pintura ou desenho.

Cada cartola explora símbolos e histórias únicas da memória chapeleira, seja da sua indústria ou das vivências sociais da sua classe, podendo ser vistas na Rua da Liberdade, junto à Praça Luís Ribeiro.

Estas oito obras de arte de rua surgiram no âmbito da edição  2019 do Hatweekend - Festival do Chapéu, por iniciativa da Câmara Municipal e do Museu da Chapelaria.

setembro 2019

projetos cofinanciados

 

Mais imagens