Campeões falaram sobre os segredos do sucesso nos Paços da Cultura

Esta foi uma conferência integrada no ciclo Industrial – Uma cidade em 30 anos. Ana Rodrigues, António Sousa e Licínio Santos foram os convidados.

Uma nadadora olímpica, Ana Rodrigues. Um campeão europeu de futebol de clubes, António Sousa. Um vencedor da Taça das Taças em hóquei em patins, Licínio Santos. Três grandes sucessos protagonizados por três atletas que fazem parte da história desportiva de S. João da Madeira desde a sua elevação a cidade, em 1984.

Ana Rodrigues, António Sousa e Licínio Santos participaram na mais recente conferência do ciclo Industrial – Uma cidade em 30 anos, em cuja programação não poderia faltar o tema do Desporto, ou não fosse essa uma paixão de sempre dos Sanjoanenses.

A moderar o encontro esteve Arménio Alberto, que a maioria conhecerá por Adé, desde os tempos em que jogou na 1.ª divisão do futebol nacional com as cores do principal clube de S. João da Madeira: a Associação Desportiva Sanjoanense (ADS).

Com o título “Quais são os segredos do sucesso?”, a conferência decorreu a 3 de outubro), nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com um período destinado à intervenção do público, que foi muito participado.

Refletir sobre a história
de olhos no futuro

S. João da Madeira está a assinalar, ao longo de 2014, o 30.º aniversário da sua elevação a cidade, que se concretizou a 16 de Maio de 1984. No âmbito das comemorações destes 30 anos, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Oliveira Figueiredo, convidou o jornalista sanjoanense Amílcar Correia a comissariar um evento evocativo da efeméride, que refletisse sobre a história de S. João da Madeira – em especial das últimas três décadas – e “abrisse janelas sobre o futuro da cidade”.

Daqui resultou o ciclo “Industrial”, título que remete para o facto de a afirmação de S. João da Madeira ser, como frisa Amílcar Correia, indissociável da sua industrialização: “Não há, porventura, outra cidade no país que possa reivindicar para si esse estatuto de cidade industrial”. Com este evento “pretende-se que a cidade fale sobre si mesma, seja com o olhar de quem a vive por dentro seja com o contributo de quem nela nasceu ou viveu e agora a perceciona de fora”, explica o comissário.

“Como é que a indústria resiste à Crise?” e “Qual o papel do design nas estratégias de sucesso das empresas?” foram os temas das duas primeiras conferências, num programa que já incluiu a inauguração de uma exposição de pintura de José Emídio, patente (até 5 de novembro), na galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira.

Depois da sessão de 3 de outubro, segue-se a inauguração de outra exposição – “Marcas de Memória” –, já no dia 11 de Outubro, data em que se realiza também o concerto das bandas Sensible Soccers e Prana, na Casa da Criatividade.