Campanha ’’Respeite o seu filho’’

Campanha inovadora promove a ética no desporto junto do público dos jogos das camadas jovens “Respeite o seu filho!” é o lema desta iniciativa que arranca no começo da nova época

A Câmara Municipal de S. João da Madeira apresentou, na última sexta-feira, a iniciativa "Respeite o seu Filho", que visa o desenvolvimento dos valores nobres do desporto de forma integrada na sua formação e educação, em articulação com as diferentes dimensões, sectores e agentes educativos e em concordância com o Plano Nacional para a Ética no Desporto.

Esta iniciativa local foi lançado pelo presidente da autarquia de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, no primeiro dia do Congresso Internacional de Futebol e Futsal, que decorreu nos dias 29 e 30 de junho, na Torre da Oliva, em S. João da Madeira, numa organização da Associação de Futebol de Aveiro, com a colaboração da autarquia sanjoanense, entre outras entidades.

Este programa terá aplicação prática no início da próxima época desportiva, junto do público dos jogos das camadas jovens realizados na cidade, envolvendo a organização de campanhas, ações de formação e atividades desportivas focadas na promoção da ética no desporto.

“Não seja treinador de bancada”

Um dos materiais desta inovadora campanha de sensibilização será uma pequena embalagem - em forma de caixa de medicamentos -, na qual estarão inscritas mensagens e imagens que convidam a viver o desporto de forma tranquila e positiva, rejeitando comportamentos desadequados através de expressões como “Não seja treinador de bancada” ou “Não reprove. Apoie”.

No seu interior, será possível encontrar uma bula informativa com indicações para que quem assiste aos jogos das camadas jovens deixe os atletas - seus filhos, netos, sobrinhos, irmãos, amigos... - crescerem dentro do campo, apoiando  o seu desempenho com sentido construtivo.

Parcerias com associações

Este programa contempla a realização de parcerias com diversas entidades, nomeadamente o Instituto Português do Desporto e da juventude (IPDJ), coletividades locais, organismos associativos regionais, associações de treinadores e árbitros, bem como associações de pais.

Para além da referida campanha gráfica, há outros momentos previstos como a adesão ao Plano Nacional para a Ética do Desporto, a assinatura com as associações de “Declarações de comprometimento”, a realização da Semana da Ética no Desporto em S. João da Madeira, a calendarização de um dia por mês dedicado ao programa “Respeite o seu Filho”, em que a sensibilização será reforçada com a criação da “figura” do “árbitro da bancada”.