Fragmento do Muro de Berlim pode ser visitado em S. João da Madeira

Peça faz parte da coleção ’’Norlinda e José Lima’’ e encontra-se, atualmente, instalada na envolvente ao Centro de Arte Oliva, evocando um momento importante da construção europeia, que foi a a queda do Muro de Berlim, ocorrida há 30 anos.

O Muro de Berlim foi derrubado há 30 anos, no dia 9 de novembro de 1989. Em S. João da Madeira, há um fragmento dessa barreira que, durante 28 anos, dividiu a Alemanha, entretanto reunificada.

Essa peça histórica, que faz parte da coleção Norlinda e José Lima, pode ser visitada na envolvente ao Centro de Arte Oliva, na alameda que atravessa os edifícios da Oliva Creative Factory.

José Lima destaca que este pedaço de história, que adquiriu em meados de 2018, tem uma grande relevância histórica, pois “é importante lembrar” e “transmitir às novas gerações” que, ao longo de quase 30 anos, houve um "muro da vergonha" criado para impedir a circulação entre Berlim Oriental e Ocidental.

Marco raro

Com mais de a 66 quilómetros de extensão, três centenas de torres de observação e redes metálicas eletrificadas, essa estrutura constitui um símbolo da opressão e da Guerra Fria, tendo separado Berlim, mas também a Alemanha e a própria Europa, então divida entre os países a Ocidente e o bloco de Leste.

Esta é "uma peça que traz para S. João da Madeira uma dimensão muito importante da história ocidental", sublinha o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

"A união da Alemanha e a conquista da Liberdade são aspetos fundamentais da construção europeia, e é muito relevante que a nossa cidade tenha um marco raro nesse processo", sublinha o autarca.

2600 kg e mais de 3 metros

O segmento do Muro de Berlim que se encontra em S. João da Madeira foi adquirido pelo casal sanjoanense José Lima e Norlinda Lima em 2018, que o integraram na sua coleção de arte, que tem sede no Centro de Arte Oliva.

Originalmente localizado na Potsdamer Platz, trata-se de um fragmento com um peso de cerca de 2600 quilogramas, tendo uma altura de 3,20 metros e uma largura de 1,25 metros.

S. João da Madeira, 15 de novembro de 2019