Poesia na Biblioteca, mas também no autocarro, nas fábricas…

Prossegue a 18.ª edição do festival literário “Poesia à Mesa”, uma organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com grande envolvimento da comunidade.

Um dos próximos momentos do festival literário “Poesia à Mesa” decorre já nesta sexta-feira, 6 de março, às 18h00, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, onde é inaugurada a exposição de pintura “Duomo”, de Diana Costa, artista plástica natural da cidade.

Nesse mesmo dia e local, pelas 21h30, é apresentado o livro “Os dias são assim”, de Ana Oliveira, que reúne 12 contos e é ilustrado por Isabel Pelaez. A Biblioteca Municipal receberá ainda, na noite de 12 de março, a apresentação de “Manual da Solidão”, livro do sanjoanense Tiago Moita.

Poesia sobre rodas e no chão de fábrica

Neste sábado, 7 de março, pelas 11h00, a poesia “viajará” no autocarro da linha verde dos Transportes Urbanos de S. João da Madeira (TUS), com os passageiros a serem surpreendidos pela leitura de poemas levada a cabo pelo grupo Serius.

A declamação de poesia chega também à fábrica de lápis Viarco, com “Turno da Noite” literário marcado para quarta-feira, 11 de março, com início às 21h30. Nesse “palco” vão ouvir-se os próprios trabalhadores da centenária empresa, assim como o performer Paulo Condessa, que estará acompanhado pelo guitarrista Sérgio Correia, com quem forma o duo “Dois Líricos”.

A poesia continuará em meio laboral nos dias seguintes, passando por outras empresas inseridas no programa municipal de Turismo Industrial, nomeadamente a Project ID, Bulhosas, Cortadoria Nacional do Pelo, Flexitex, assim como pela Academia de Design de Calçado.

Locais e contextos inusuais

Por essa altura, o evento andará ainda pelas escolas e pelos restaurantes aderentes: “Tudo aos Molhos”, “Neptúlia Bar”, “Oliva Palito”, “Bacana”, “Mutamba”, “Taberna do Zé”, “Bonzão”, “Harpa”, “Fénix”, “Aconchego do Quintal”, “Ideias Café”, “Bistrô da Dona Isa”, “Almeida” e “Scarpa Caffe”.

Até 21 de março, Dia Mundial da Poesia, as palavras dos poetas vão percorrer a cidade de S. João da Madeira, na 18ª edição deste festival literário, indo ao encontro do público através de ações em locais e contextos inusuais, como escolas, restaurantes, fábricas, autocarros, mercado municipal e centro de saúde, para além dos espaços culturais da cidade.

4 de março de 2020

cultura