Casa da Criatividade: Prana tocam para linha da frente da Covid-19

Público em geral pode acompanhar online e através de projeções do concerto em edifícios da cidade-

Pessoal clínico, bombeiros e agentes da polícia vão estar na plateia no concerto que marca a reabertura ao público da Casa da Criatividade. Depois da declaração de pandemia pela OMS, no início de março passado, este será o primeiro espetáculo nesta sala de S. João da Madeira e o Município decidiu ser de toda a justiça que o momento constitua também uma homenagem a quem, na cidade e na região, tem estado na linha da frente da luta contra o coronavírus.   

O concerto está marcado para 12 de junho, dia em que a Casa da Criatividade comemora o 7.º aniversário. Às 21h30, vão subir ao palco os Prana, banda sanjoanense que reata, assim, a tour de apresentação do seu mais recente álbum – o EP "Entre o Verde e o Laranja" -, interrompida devido à pandemia.

A assistir a este duplo retorno à atividade em tempos de desconfinamento – reabertura Casa da Criatividade e regresso dos Prana à estrada – estará uma plateia com lotação limitada, preenchida por cerca de 100 pessoas, a maioria das quais profissionais de saúde do Hospital S. Sebastião e do centro de Saúde de S. João da Madeira, bombeiros voluntários de S. João da Madeira e agentes da PSP da cidade, que vão estar na “linha da frente”, neste caso para assistirem a este espetáculo promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.

 

“Estes profissionais e voluntários merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão” – Presidente da Câmara de S. João da Madeira 

 

“Ao convidarmos quem tem estado na linha da frente do combate à pandemia da Covid-19 na nossa cidade e na região, pretendemos homenagear todos quantos têm lutado contra o vírus”, afirma o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, considerando que “estes profissionais e voluntários merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão”.

O autarca não tem dúvidas de que neste concerto “os Prana não se importarão, antes pelo contrário, que o maior aplauso vá para todos os que se arriscam na primeira linha para travar a progressão do vírus e cuidar de quem sofre com a doença”. Essas pessoas devem ser reconhecidas pelo “enorme contributo que têm dado para que hoje possamos estar, gradualmente, a desconfinar”. Na verdade, “se assim não fosse, a Casa da Criatividade não poderia estar a celebrar desta forma o seu aniversário e os Prana não poderiam estar a regressar à estrada”. 

 

“Sentimos um orgulho enorme em fazer parte desta homenagem” –  Prana

 

Os próprios Prana salientam a vertente de “homenagem à linha da frente da luta contra a Covid-19” e manifestam um “orgulho enorme em fazer parte desta homenagem”, que inclui ainda uma “nova e adaptada forma de fazer chegar Música a toda a gente, com um risco mínimo de contágio”.

A banda garante que o seu concerto está preparado para o formato especial que vai ser adotado: “Estamos também a alinhar o nosso concerto com estas condições para que o público tire o máximo partido das músicas novas que temos para mostrar”. 

 

Espetáculo será projetado na fachada da Casa da Criatividade, no centro cívico de S. João da Madeira e num prédio do bairro social do Orreiro 

 

O formato diferente a que a banda sanjoanense se refere passa pela projeção da emissão vídeo do concerto na fachada da própria Casa da Criatividade, num edifício da Rua Padre Oliveira (no centro cívico de S. João da Madeira) e na empena de prédio do complexo de habitação social do Orreiro, para além da disponibilização da transmissão através das redes sociais e das rádios da cidade.

Sem contar com cedências a outras entidades, a Casa da Criatividade apresentou, desde a sua inauguração em 12 de junho de 2013 e até ao final do ano passado, 291 espetáculos (contando também com o auditório dos Paços da Cultura, com o qual se articula), que registaram um total de 81.845 espetadores, números que atingiram o seu ponto mais elevado precisamente em 2019, com mais de 21 mil espetadores. 

 

cultura