Chapéu de feltro no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Votação termina a 21 de julho, depois das 17h00, ligando para o número de telefone 760 207 780 (0,60 € + IVA)

Até à próxima terça-feira, o Chapéu de Feltro está em votação no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Nesse dia, a RTP transmite o programa sobre os candidatos do distrito de Aveiro, estando prevista a presença do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, e do designer de moda, Miguel Vieira, que é o padrinho da candidatura sanjoanense.

Até ao final dessa emissão, que acontecerá já depois das 17h00 de terça-feira, ainda será possível continuar a votar no Chapéu de Feltro através do número de telefone 760 207 780 (chamada de valor acrescentado: 0,60 € + IVA).

Nesse programa do canal 1 da televisão estatal, S. João da Madeira estará ainda representado pela antiga operária do setor, Deolinda Silva, funcionária do Museu da Chapelaria, e por elementos da tuna da Universidade Sénior do Rotary Club do concelho.

A transmissão, realizada a partir do município da Murtosa, vai decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h30. Ao longo dessa emissão serão apresentados os apurados para a fase distrital, entre os quais se encontra o Chapéu de Feltro, cuja candidatura foi apresentada pela Câmara de S. João da Madeira.

O município sanjoanense é, atualmente, o único centro de fabrico desse produto em Portugal, conjugando a preservação de técnicas tradicionais com o desenvolvimento interno de tecnologias inovadoras.

Deste modo, para além da importância histórica da indústria de chapelaria para o desenvolvimento do concelho, esta é uma atividade que continua viva e dinâmica, com um número de chapeleiros que tem voltado paulatinamente a crescer, assegurando a continuidade da sua transmissão.