Programação da Casa da Criatividade e Paços da Cultura de Maio a Julho 2016

Propostas diversificadas para ir ao encontro da expectativa de diferentes públicos com diferentes interesses.

A Casa da Criatividade e os Paços da Cultura de S. João da Madeira têm, em 2016, uma diversificada programação que procura ir ao encontro da expectativa de diferentes públicos com diferentes interesses. 

 
Música Rock, Clássica, Pop Folk, Eletrónica, Indie Folk, Blues, Jazz e Fado, Teatro, Dança Contemporânea e Ballet Clássico, Teatro Infantil e para bebés são algumas das propostas.
 
Os bilhetes estão à venda na BilheteiraOnline (http://cmsjm.bol.pt/), na Casa da Criatividade, Paços da Cultura, lojas FNAC, CTT, Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, a linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO e os Quiosques Serveasy (novos locais).
 
Segue programação própria destes dois espaços culturais da Câmara Municipal de S. João da Madeira, relativa ao período de maio a julho de 2016:

MAIO
 
06 de maio, 21h30, Paços da Cultura
MÚSICA CLÁSSICA | MUSICATOS - Recital de piano e de eufonio com Graciete Sousa e Luís Gomes

14 de maio, 21h30, Casa da Criatividade
DANÇA CONTEMPORÂNEA | RULE OF THIRDS é uma peça coreográfica para quatro bailarinos que se inspira na poética existente na obra fotográfica de Henri Cartier-Bresson e na sua maneira de pensar o ato criativo.

21 de maio, 21h30, Casa da Criatividade
BALLET | LE CORSAIRE é uma peça em três atos com prólogo e epílogo, apresentada pela primeira vez ao público em Janeiro de 1856 pelo Ballet Ópera de Paris.

27 de maio, 22h00, Casa da Criatividade
A GUITARRA PORTUGUESA, O ACORDEÃO E A ELETRÓNICA | FANDANGO é o novíssimo projeto de  dois músicos extraordinários, Gabriel Gomes e Luís Varatojo, que há muito  estão na linha da frente da música portuguesa. Juntos, com Fandango, experimentam algo novo mas fiel às raízes, que promete fazer-nos dançar ao longo de toda a noite. Fandango  acredita na fusão de diferenças e quer levar a tradição musical portuguesa para a pista de dança, associando o acordeão de Gabriel Gomes à guitarra portuguesa de Luis Varatojo, num contexto onde a eletrónica comanda a ação e apela à dança. O resultado é surpreendente. Em termos de conceito pode lembrar Gotan Project, mas tem uma identidade portuguesa muito vincada.

JUNHO
 
03 de junho, 21h30, Casa da Criatividade
TEATRO, POESIA E MÚSICA | TROVAS E CANÇÕES, Atores, Poetas e Cantores ” é um espetáculo inédito pela forma como reúne três gerações de atores e outros grandes profissionais, ao redor da figura de RUY DE CARVALHO. Não é o teatro apenas a estar presente, através dos desempenhos de JOÃO DE CARVALHO e HENRIQUE DE CARVALHO, filho e neto do ator, mas também a extraordinária voz da fadista e atriz ANA MARTA, Prémio Amália Revelação 2011, ao som da guitarra portuguesa de RICARDO GAMA e da guitarra clássica de JOÃO CORREIA.

11 de junho, 22h00, Casa da Criatividade
MÚSICA | ANTÓNIO ZAMBUJO - Rua  da  Emenda,  o  sexto  álbum  de  originais de  António  Zambujo é,  afinal,  uma  avenida  do  mundo  onde coabitam  as  sonoridades  do  Brasil,  França,  Uruguai  e  do  continente  africano  trazidas,  claro  está,  para  a dimensão portuguesa. Ao  vivo,  António  Zambujo  enche  o  espaço  e  para  o  tempo  com  a  sua  voz  e  guitarra,  cheias  de  recantos  e subtilezas,  na  companhia  de  músicos  de  exceção,  dirigidos  pelo  seu  contrabaixista  e  diretor  musical,  Ricardo Cruz.  O público  é  convidado  a  participar  para  que,  a  uma  só  voz,  ecoem  as  emoções  dos  protagonistas  e sentimentos universais, a que Zambujo sabe dar vida de forma ímpar, nas suas canções.

18 de junho, 15h30, Paços da Cultura
TEATRO DE MARIONETAS (INFANTIL) | CASA DOS VENTOS - é uma casa e é uma viagem. É uma casa em viagem. Qual a dimensão de uma casa?, pode uma pessoa ser uma casa?, pode uma casa ser um local, uma língua, um país... ?
Este espetáculo narra a viagem de duas personagens que procuram manter a sua forma de estar, o seu espaço de afetos e emoções num mundo em transformação. Carregando um moinho de vento às costas, procuram uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. 

25 de junho, 22h00, Paços da Cultura
INDIE FOLK | OLD JERUSALEM TRIO - Depois de um período de interregno desde o último álbum homónimo editado em 2011, Old Jerusalem regressa às edições discográficas com “A rose is a rose is a rose”, o sexto trabalho de longa duração do projeto,  lançado em Março deste ano.

JULHO
 
01 de julho, 22h00, Paços da Cultura

FOLK BLUES | A JIGSAW & THE GREAT MOONSHINERS BAND  - Volvidos três anos da edição do seu último trabalho de estúdio, os multi-instrumentistas Jorri e João Rui revelam finalmente o seu novo álbum “NO TRUE MAGIC”. As raízes continuam a ser o Folk, o Blues, a literatura e um conceito: “a imortalidade”. Depois da “perda da inocência” e da “construção da identidade”, os Jigsaw falam-nos agora da aceitação dos termos da nossa mortalidade. E há também um lado feminino neste álbum: a Norte Americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto “Black Jewelled Moon”. The Great Moonshiners Band foi o nome escolhido para a banda de suporte dos Jigsaw nos concertos de apresentação do seu novo álbum NO TRUE MAGIC.

02 de julho, 10h00 e 11h30, Casa da Criatividade
TEATRO PARA BEBÉS | CONCHAS - Música e marionetas num espetáculo para bebés! A grande inspiração para este projeto é, indubitavelmente, o mar e todo o seu universo.  Explorando os contextos do mar e em terra, as suas atividades, objetos, cores, formas, histórias populares, elementos da natureza, sons, movimentos, gestos e expressões corporais (animais e humanos) esta performance proporciona uma experiência artística multissensorial ao público infantil mas também aos adultos que os acompanham. Uma co-produção luso-norueguesa.

08 de julho, 22h00, Casa da Criatividade
BOSSA NOVA, SAMBA | REAL COMBO LISBONENSE - Um espetáculo surpreendentemente divertido que atravessa quase três décadas de história musical da cantora portuguesa mais internacional de todos os tempos. “Saudade de Você - às voltas com Carmen Miranda” é o primeiro álbum do Real Combo Lisbonense, cinco anos depois do EP inaugural que assinalou a estreia do coletivo em torno da música portuguesa dos anos 1950 e 1960, tocada por conjuntos e orquestras.
Com o objetivo de renovar e reinterpretar as canções popularizadas por Carmen Miranda, o grupo interpreta os onze temas do disco e mais uma dezena de sambas e marchas, a maioria em língua portuguesa.

09 de julho, 21h30, Paços da Cultura
MÚSICA CLÁSSICA | MUSICATOS - Recital de Piano com Nuno Oliveira 

cultura