25 de Abril: fotógrafo Alfredo Cunha inaugura exposição inédita em S. João da Madeira

Em 1974, captou imagem de Salgueiro Maia que inspirou mural da Revolução dos Cravos em S. João da Madeira, uma criação artística que vai visitar, num momento em que estará igualmente presente Augusto Lemos, oficial que esteve sob o comando daquele capitão de Abril.

Alfredo Cunha, fotógrafo do 25 de Abril, é convidado das comemorações do 47.º aniversário da Revolução dos Cravos promovidas pelo município de S. João da Madeira e que decorrem no próximo domingo. O programa do dia, que contará também com a presença de Augusto Lemos, oficial que esteve sob o comando de Salgueiro Maia, tem início às 9h45, com o Hastear de Bandeiras, no átrio do Fórum Municipal.

O programa prossegue, às 10h00, com a Sessão Solene Comemorativa da efeméride, que se realiza na Casa da Criatividade. Segue-se, pelas 11h30, a abertura da exposição “A Liberdade passou por aqui”, na Torre da Oliva, mostrando uma seleção de 60 fotografias captadas por Alfredo Cunha durante a revolta militar de 25 de Abril de 1974.

Trata-se de uma exposição inédita, na qual as imagens se apresentam impressas em grande formato, cuja escala lhes amplia a afirmação do testemunho e da vivência do autor, na primeira pessoa, da sucessão de acontecimentos da Revolução de Abril.

Alfredo Cunha, que visivelmente se posiciona do lado certo da história, informa-nos, através do seu “olhar” fotográfico, do posicionamento e da progressão militar, exaltada pela imediata adesão popular, que conduziu à vitória.

Organizada pela Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Centro de Arte de S. João da Madeira, a inauguração da exposição – patente até 31 de agosto – contará com a presença de Alfredo Cunha, bem como de Augusto Lemos, que, tendo participado no 25 de Abril de 74 como oficial sob o comando de Salgueiro Maia, dará o seu depoimento vivencial.

Ambos estarão também, às 12h30, na visita ao Mural do 25 de Abril desenvolvido por Draw & Contra, a partir de foto de Salgueiro Maia captada por Alfredo Cunha, uma obra de arte pública que, juntamente com veículo militar chaimite cedido pelo Exército, assinala a Revolução dos Cravos na Rua do Poder Local.

Alunos elaboraram cartazes

Ainda no âmbito das celebrações do 25 de abril de 2021, a Assembleia Municipal de S. João da Madeira, com o apoio da Câmara Municipal, propôs novamente às escolas do concelho a elaboração de cartazes sobre a revolução dos Cravos, este ano tendo por tema “Lutas e conquistas da nossa cidade”.

Da autoria de alunos de cada um dos três agrupamentos de escolas do concelho, assim como do Centro de Educação Integral (CEI), foram cerca de 160 cartazes enviados a concurso (quatro vezes mais do que em 2018 e o dobro de 2019), tendo sido distinguidas três propostas em cada uma das categorias, definidas de acordo com o nível de ensino: 1.º Ciclo; 2.º Ciclo; 3.º Ciclo; Ensino Secundário.

Os cartazes distinguidos estarão patentes na Casa da Criaitividade no dia 25 de Abril, e ficarão, entretanto, acessíveis nas redes sociais, nomeadamente na página da Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira no Facebook (https://www.facebook.com/AMJSJM/), estando prevista também a publicação nessa plataforma de todos os cartazes concorrentes.

S. João da Madeira, 21 de abril de 2021