Centro de Arte de S. João da Madeira promove ciclo de conversas sobre fotografia

Iniciativa decorre ao longo do mês de abril, com entrada gratuita. A segunda sessão realiza-se neste sábado, 9 de abril, às 16h00.

No dia 2 de abril, arrancou o ciclo de conversas sobre fotografia promovido pelo Centro de Arte de S. João da Madeira, que este ano está a assinalar o seu 30.º aniversário. O convidado foi Manuel Magalhães e o tema é a “História da Fotografia Portuguesa: da descoberta até 1900”.
 
A segunda sessão está marcada para as 16h00 deste sábado, 9 de abril, nas instalações do Centro de Arte na Oliva Creative Factory, hora e local que se vão manter nas restantes conversas, também gratuitas, agendadas para os 16 e 30 de abril, sempre com moderação de Aníbal Lemos, professor, fotógrafo e investigador que coordena o departamento de Fotografia do Centro de Arte de S. João da Madeira.
 
Assim, neste sábado, é a vez de Augusto Lemos falar sobre “Fotografia Estenopeica: história e tendências atuais”. A 16 de abril, “A existência da luz” será abordada por José Manuel Rodrigues. No final do mês, dia 30, Adriano Rangel refletirá sobre “A Fotografia e o Ensino”.
 
“Ao pensarmos num ciclo de conversas em torno da fotografia, de imediato nos surge o interesse por abarcarmos esse vasto leque, que vai da sua história à ‘fotografia de autor’, passando pela arqueologia e antropologia fotográfica, a publicação multimédia e o ensino da fotografia”, afirma Aníbal Lemos, admitindo que o ciclo não se encerra, naturalmente, nestas sessões, deixando-se abertas outras matérias para uma próxima oportunidade.

cultura