Exposição de arte bruta com projetos fantásticos de aviões, ovnis e outras máquinas para descobrir no Centro de Arte Oliva

’’Eureka!’’ é o nome desta mostra que reúne obras de cerca de cinquenta autores pouco ortodoxos, sobretudo artistas autodidatas, oriundos dos chamados domínios da arte bruta ou arte outsider.

Abriu nesta sexta-feira uma nova exposição do Centro de Arte Oliva (CAO). "Eureka!" é constituída por obras do acervo Treger/Saint Silvestre e tem a curadoria dos próprios colecionadores.

António Saint Silvestre e Richard Treger estiveram presentes na sessão de abertura, que contou também com o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, e a Diretora do CAO, Andreia Magalhães , tendo decorrido sem a presença de público devido à situação de pandemia.

A exposição vai buscar o título à interjeição atribuída a Arquimedes de Siracusa, matemático, físico e astrónomo da Grécia Antiga, e que é utilizada para expressar a felicidade e euforia das descobertas científicas e do conhecimento.

"Eureka!" reúne obras de cerca de cinquenta autores pouco ortodoxos, sobretudo artistas autodidatas, oriundos dos chamados domínios da arte bruta ou arte outsider, que se situam, em muitos casos, num lugar indeterminado entre a ciência e a criação artística, entre a tecnologia e a metafísica.

Muitas das obras expostas giram em torno de planos e projetos de invenções, máquinas e diversos veículos, criando estes últimos uma vasta galeria de aviões, carros, comboios e OVNIs.

cultura

 

Mais imagens