Semana da Juventude continua no próximo sábado

Devido às condições climatéricas adversas do passado fim de semana, algumas atividades foram recalendarizadas para 18 de setembro.

A edição 2021 da Semana da Juventude de S. João da Madeira tem agendados para o próximo sábado, 18 de setembro, as atividades que ainda não foi possivel realizar devido ao mau tempo.

Assim, os interessados poderão ainda participar no "Diversão Sobre 2 Rodas", que acontece no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Mundial do Turismo, um passeio de bicicleta pela cidade de S. João da Madeira ao qual organização da Semana da Juventude se associou para promoção da mobilidade sustentável e do uso de modos suaves de deslocação.

Esta iniciativa é aberta a todos os utilizadores de bicicleta, de qualquer idade, que devem trazer obrigatoriamente um capacete. Inclui um percurso de 6 km, com início e ponto de encontro junto à Torre da Oliva, terminando no parque do Rio Ul. A saída está marcada para as 10h00.

Outra proposta de atividade para o próximo sábado é o workshop “Cultivar Vegetais e Biodiversidade”, que se realiza das 16h00 às 17h00, no Parque do Rio Ul, orientado pela guia do parque Sofia Tavares, que vai demonstrar como é possível cultivar vegetais na nossa casa e, ao mesmo tempo, atrair biodiversidade.

O Centro de Arte Oliva, também neste sábado, marca presença na Semana da Juventude, com a dinamização de uma oficina de arte – “Cores são Cores… e quantas há?”  –, destinada a um público com mais de 8 anos, que será convidado a explorar as cores presentes na natureza, através da pintura. Inicia às 14h30. Ainda no campo da expressão artística, a ilustradora Bárbara R. desenvolve, a partir das 15h00, também no Parque do Rio Ul, uma oficina de ilustração e colagem, com o tema “Animais Estrambólicos”, em que os participantes poderão criar um personagem/animal novo, partindo de formas abstratas pré-definidas.

Das 13h00 às 15h00, acontece um “Piquenique com DJ Von X”, uma proposta de animação para ser usufruída entre amigos ou em família, que deverão levar o almoço para o Parque do Rio UL, desfrutando de uma refeição diferente, animada pela música de DJ Von X Carla Castelhano. Ao mesmo tempo, estando no parque, poderá participar nas restantes atividades ali a decorrer, também, no âmbito da Semana da Juventude.

Atividades lúdicas e de desporto foram também recalendarizadas para esta fim-de-semana, com destaque para “PLayground”, um projeto de dança concebido por Catarina Campos e Melissa Sousa, focado no uso de brincadeiras simples, como saltar à corda e bater palmas, para produzir dança (inicia às 16h). Da parte da manhã, das 11h00 às 12h00, a Cruz Vermelha de S. João da Madeira propõe uma atividade lúdica, para grupos de 4 a 6 amigos, o “Jogo do Dê”. Antes, às 9h00, há “Running” para os amantes da corrida e da marcha, orientado por um profissional de desporto, e uma sessão de “Tai-Chi”, dinamizada pela Shaolin Si, às 10h00.

A edição deste ano da Semana da Juventude ficará marcada pela organização de uma marcha LGBTQIA+, prevista para sábado passado e também adiada para 18 de setembro devido a condições climatéricas. É um evento promovido pelo grupo “EcosAção” que abraça a causa da inclusão e da igualdade de género, com início previsto para as 15h00.

A participação nas atividades da Semana da Juventude é gratuita, com necessidade de inscrição prévia, através dos formulários disponibilizados pelos Ecos Urbanos no website da instituição (www.ecosurbanos.pt/semana-da-juventude), mas também podem ser feitas presencialmente durante o evento, mas com limitação de disponibilidade de lugares.

S. João da Madeira, 15 de setembro de 2021

cultura