Biblioteca Municipal comemorou 60.º aniversário e recebeu visita da Secretária de Estado da Cultura

Oferecidos livros a 20 utentes da biblioteca, sorteados no âmbito de uma nova iniciativa desenvolvida, em parceria, pelo Município e pela Junta de Freguesia.

A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, em S. João da Madeira, assinalou o seu 60.º aniversário e aproveitou a ocasião para oferecer livros a 20 utentes, sorteados no âmbito de uma nova iniciativa desenvolvida, em parceria, pelo Município e pela Junta de Freguesia.

A novidade, que terá continuidade nos próximos anos, teve a sua “estreia” nessa sessão comemorativa, realizada nesta terça-feira (20 de outubro), com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, assim como de autarcas, funcionários e utentes da instituição, professores das bibliotecas escolares do concelho e dirigentes associativos.

Os serviços de “proximidade aos cidadãos” que as bibliotecas prestam “são fundamentais à consolidação de comunidades informadas e de um território mais coeso”, sublinhou a Secretária de Estado na sua intervenção, acrescentando que esse importante papel se tornou particularmente evidente no contexto da pandemia da Covid-19, com esses espaços a saberem adaptar-se às circunstâncias, passando a prestar serviços a distância, de forma a continuarem perto das pessoas.

A Biblioteca Municipal de São João da Madeira é um exemplo dessa capacidade de adaptação, como referiu, por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, que apelou “a todos para que se voltem para as bibliotecas, porque são locais onde há informação verdadeira, onde há informação fidedigna”.

Nesta sessão, a história da Biblioteca Municipal – edifício inaugurado em 11 de outubro de 1960 - esteve, naturalmente, em destaque, com a sua coordenadora, Graça Neves, a fazer uma resenha de vários dos principais momentos desse percurso de 60 anos, que teve origem na doação, por Renato Araújo, da propriedade onde o serviço foi criado.

Esse benemérito sanjoanense foi evocado durante a cerimónia, em que o Presidente da Câmara lembrou também outro antigo autarca – Manuel Cambra – pela ampliação e reconfiguração do edifício. Jorge Vultos Sequeira deixou ainda palavras de reconhecimento a todos os funcionários da Biblioteca – atuais e anteriores –, aos autores que aí apresentaram obras, aos artistas que aí expuseram os seus trabalhos e aos responsáveis pelas bibliotecas escolares.

A terminar a sua intervenção, o autarca deixou ainda uma novidade: S. João da Madeira vai ter uma feira do livro, que já era para ter acontecido, mas que a pandemia impediu. Agora, irá avançar em mais uma parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.
Esta sessão contou ainda com um momento musical, protagonizado por Diogo Tavares, da Academia de Música de S. João da Madeira, e performances de Paulo Condessa, escritor e mediador de leitura.

S. João da Madeira, 22 de outubro de 2021

cultura