Prémio Literário João da Silva Correia 2021

Iniciativa é coordenada pela Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

Decorre até ao dia 31 de janeiro o prazo para envio de originais concorrentes à edição de 2021 do Prémio Literário João da Silva Correia, lançado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e que visa distinguir obras poéticas em língua portuguesa.

Constituindo uma homenagem ao escritor sanjoanense que lhe dá o nome, esta iniciativa contribui para “promover hábitos de leitura e de escrita criativa” e o “aparecimento de novos valores e talentos literários”, como consta das normas aprovadas pela autarquia, documento que pode ser consultado no link que se disponibiliza no final deste texto.

À semelhança da anterior edição, o júri inclui o embaixador, diplomata, escritor e poeta Luís Castro Mendes – Ministro da Cultura entre abril de 2016 a outubro de 2018 –, o poeta e escritor de literatura infanto-juvenil, José Fanha, um dos comissários do Festival Poesia à Mesa, e ainda um representante da editora Âncora, com quem o Município de S. João da Madeira mantém, há largos anos, uma parceria na edição dos livros do Prémio João da Silva Correia.

Em relação às últimas edições deste concurso literário, mantém-se a maior abrangência da iniciativa, que deixou de impor a condição de os candidatos terem ligação ao concelho de S. João da Madeira. Esta medida contribui para uma maior divulgação do prémio, que se tem refletido numa participação crescente de concorrentes, de vários pontos do país e também do Brasil.

Sendo operacionalizado pelos serviços da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, este prémio, lançado em 2006, tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia (1896-1973), autor do romance "Unhas Negras". Cada vencedor é distinguido com a garantia da publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira, pela Câmara Municipal, nos custos da respetiva edição, até ao limite de 3.000 euros (um aumento em relação aos anos anteriores, em que esse valor era de 2000 euros).

Normas da edição de 2021 do Prémio Literário João da Silva Correia: